Cinema - BCS do Calabar
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Cinquenta crianças das comunidades do Calabar, Alto das Pombas e Roça da Sabina, em Salvador, tiveram uma manhã especial nesta terça-feira (19). Em comemoração ao mês da criança, elas participaram de uma sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante. A ação foi promovida pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar e pela 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em parceria com o Shopping Barra e a rede UCI Orient. A PM também providenciou um ônibus do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para o transporte do grupo.

“Para algumas dessas crianças é a primeira vez que elas estão adentrando a salinha de um cinema. O que é algo comum para muita gente, é algo inédito para elas. Então, poder proporcionar isso para elas, tirá-las um pouco de dentro de casa e fazer uma atividade lúdica é algo muito gratificante”, contou a capitã Aline Muniz, comandante da BCS Calabar, unidade que possui outras iniciativas de integração entre a PM e a comunidade. “A gente sempre tem buscado investir nessas parcerias e estimular a comunidade, podendo aproximar mais a comunidade da Polícia Militar”, complementou a representante da 11ª CIPM, aspirante Kamyla Previtera.

Cinema - BCS do Calabar
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Antes de embarcar para o passeio, Marcos Vinícius, 10 anos, morador do Alto das Pombas, falou da expectativa de poder retornar às salas de cinema, após a pandemia, junto com crianças que estavam indo pela primeira vez. “Eu espero que seja muito legal, divertido. Tem muita gente que nunca foi. Então, vai aprender muitas coisas, vai aprender como é estar num cinema. Eu acho que essa é uma grande oportunidade para as crianças”, disse o garoto.

O filme escolhido foi ‘Ainbo’, que conta a história de uma garota nascida em uma aldeia indígena na selva amazônica, que descobre que a terra natal dela está sendo ameaçada. “A UCI Orient sempre teve essa parceria com as comunidades no entrono dos cinemas, contribuindo para o desenvolvimento dessas crianças, na parte da cultura, que tem tudo a ver com cinema”, afirmou o superintendente de Operações do UCI Orient, Carlos Eugênio Magalhães.

O Shopping Barra também reforçou a importância de se manter próximo das comunidades do entorno. “São nossos vizinhos e estão aqui conosco sempre. Então, junto com a Base Comunitária do Calabar e a PM, a gente tem desenvolvido esse trabalho de trazer a comunidade para mais perto do entretenimento e dessa magia que é o cinema. As portas do shopping estão abertas para todos, ainda mais para quem são nossos vizinhos”, declarou a gerente de marketing do shopping, Karina Brito.

Repórter: Lina Magalí