Sefaz
Secretaria da Fazenda do Estado - Foto: Pedro Moraes/GOVBA

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) acaba de abrir o Balcão Virtual, modalidade de atendimento remoto a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual. O atendimento ocorre em salas virtuais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Já o acesso à plataforma se dará das 7h55 às 11h40.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) da Secretaria da Fazenda, o balcão Virtual da Sefaz começou a operar na última sexta-feira (22), disponibilizando dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa. Aos poucos, novos serviços serão disponibilizados.

Para usufruir da nova modalidade, o contribuinte precisará acessar a plataforma para atendimento por meio do um canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba. A plataforma virtual criará uma dinâmica de atendimento respeitando a ordem de acesso nas vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado através de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

Salas individuais

O Balcão Virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que inclui salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar o atendimento. Caso contrário, deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário.

Sefaz 100% Digital

“Estamos abrindo mais um canal de atendimento para ampliar e facilitar o acesso do contribuinte aos serviços da Sefaz, por meio de uma modalidade que tem conquistado aprovação em todas as esferas que a adotaram como interface de atendimento ao público ou conferências on-line”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Felix Mascarenhas.

A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia, a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC e nas inspetorias, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.

“O objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisará ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, complementa.

Fonte: Ascom/Sefaz-Ba