Natucoa
Foto: Divulgação

Cheirinho de chocolate e cheirinho de café. Com esses dois aromas queridinhos dos brasileiros, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba) abriu a terceira loja própria para comercialização dos seus produtos no centro de Ilhéus, no território de identidade Litoral Sul.

O novo espaço, segundo a presidente da cooperativa, Carine Assunção, tem uma estrutura diferenciada para atender os consumidores, com cafeteria, chocolateria, venda de outros produtos da Coopesba, área para home office e até informações sobre a história da cooperativa.

“É um modelo diferente de loja. Não são somente os produtos que estão à venda. As pessoas podem vir tomar os nossos chocolates Natucoa quentes ou gelados, como também o café expresso, café coado, acompanhado de salgados e outros produtos. Além disso, temos um espaço para o cliente passar uma tarde com a família ou até vir fazer o home office. Temos um pouco de tudo, até quadros e livros de indicação de procedência que contam toda a nossa história”, celebra Carine.

A Coopesba recebe o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. No total, estão sendo aplicados mais de R$ 3,5 milhões, em ações como assistência técnica continuada para os agricultores e agricultoras vinculados à cooperativa, aquisição de kits de beneficiamento de cacau, kit de manejo agroecológico, construção de galpão, aquisição de máquinas e equipamentos.

A expectativa de Carine é grande em relação à comercialização na nova loja. Em 2020, a Coopesba faturou R$ 680 mil com a venda de chocolates. “A gente quer fazer com que a marca seja mais conhecida aqui na região de Ilhéus, porque nós temos muitos revendedores fora, até fora da própria Bahia. Queremos que a Natucoa seja referência de chocolate de qualidade na nossa própria cidade”, afirma.

E se depender da qualidade dos produtos ofertados, essa meta pode estar perto de ser alcançada. Quem atesta e consome os produtos da Natucoa é a sommelier de perfumes Luzia Góes, que já visitou o novo estabelecimento. “Fiquei encantada tanto com o atendimento quanto com os produtos, que são de extrema qualidade. Além do licor de mel de cacau que degustei na loja, que é maravilhoso, trouxe mais dois produtos aqui para casa: a geleia de mel de cacau com pimenta e o chocolate em pó 100%. Eu estou apaixonada e sempre volto lá para fazer degustação e trazer sempre novos produtos”, comenta.

Natucoa
Foto: Divulgação

Todos os produtos Natucoa, como as barras e gotas de chocolates veganos 56%, 70% e 80%, as barras de chocolate com licuri, nibs, cacau em pó e geleias de cacau com pimenta podem ser adquiridos também pelo site da marca ou encomendas pelo site coophub.com.br, esse último para os consumidores de Salvador.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Fonte: Ascom/SDR/CAR