A partir das 15h deste domingo (26), as crianças soteropolitanas e turistas terão uma atividade especial ao visitar o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), no Solar do Unhão (Avenida Contorno s/n°), em Salvador. A ‘Oficina de Arte da Pinacoteca do Beiru para Crianças’, ministrada pelo artista visual Anderson AC e produzida por Juliana Freire, será realizada na sala com cobertura da Galeria 3 do museu, espaço bastante ventilado por dispor de duas portas com 2,5 X 2,0 metros, uma voltada para o mar e outra para o Pátio do Flamboyant, possibilitando ampla ventilação natural.

O distanciamento entre as crianças e o uso de máscaras também será obrigatório, assim como o uso de álcool-gel disponível na sala. O museu dispõe de mais de 2.500 metros quadrados de áreas livres a céu aberto com ventilação permanente, além de totens com álcool e outros explicativos com todos os protocolos de saúde a serem obedecidos.

Universo das cores

De acordo com o artista visual, Anderson AC, fundador da Pinacoteca do Beiru, a ideia da Oficina no MAM é propiciar uma experimentação sobre a teoria das cores para as crianças. “Como é uma turma infantil, é importante a ideia de lidar com as cores, com esse universo cromático, a partir das colorações primárias, permitindo chegar a vários outros tons, criando uma primeira relação e estimulando a curiosidade das crianças”, relata Anderson AC.

Anderson acredita que a experiência com esse universo cromático auxilia as crianças que já desenham e buscam as formas, pois é uma ação fundamental e complementar ao aprendizado das artes visuais. A oficina integra o projeto piloto do ‘Domingo no MAM’ e a Primavera de Museus do Ipac, órgão ao qual o MAM é vinculado.

Pinacoteca

A Pinacoteca do Beiru fica na Rua Irmã Dulce, n°1-E, na esquina com a Rua Direta de Tancredo Neves/Beiru, idealizada desde 2015, pelo artista visual Anderson AC. A partir das suas relações com a comunidade e com apoio da Lei Aldir Blanc Bahia transforma neste ano (2021) o lugar em um centro de compartilhamento de saberes. O ateliê funciona em um imóvel de três andares. O lugar era pouco estruturado, passou por muitas reformas e hoje realiza atividades artísticas, de cidadania, lúdicas e de formação cultural na comunidade.

Anderson AC nasceu na periferia. Iniciou sua trajetória como grafiteiro, integrando o coletivo 071crew (2000 a 2010). A partir de 2007 participa de coletivas, como Original Vandal Style, 3 Pontes, II Trienal de Luanda, Arte Lusófona Contemporânea e Memorial da América Latina (SP). Também participou de Afetos Roubados no Tempo (Centro Cultural da Caixa/SSA) e Muros (Galeria do Ferrão/Pelourinho). Foi assistente de curadoria de Marcelo Rezende (ex-diretor MAM) e Fernando Oliva (atual curador MASP), na III Bienal de Artes da Bahia (2014). Tem obras nas ruas de Luanda, Lisboa, Recife, Natal, Cachoeira, Santo Amaro, Feira de Santana, Rio de Janeiro e Salvador. Mais informações no site www.pinacotecadobeiru.art.

Beiru e Domingo no MAM

O bairro do Beiru/Tancredo Neves está no miolo central de Salvador. Pesquisa da UFBA (2010) aponta que a região contava com 50.416 habitantes. A maior parte se autodeclarando parda (52,51%) e preta (34,06%). O último festival da Pinacoteca do Beiru conta com apoio financeiro do Estado da Bahia através da SecultBA e Funceb via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A programação do ‘Domingo no MAM’ inclui a exposição ‘O Museu de Dona Lina’ aberta até 10 de dezembro, das 13h às 17h. Já o Café e os Pátios externos ficam abertos das 12h às 19:30h. A partir das 15:30h acontece no Pátio da Mangueira a apresentação musical de Chorinho com o cantor, compositor e pesquisador, Enio Bernardes, e o grupo Choro Catado, formado por Washington Oliveira (cavaquinho), Daniel Rocho (violão), Enio (percussão) e Leandro Tigrão (flauta).

Às 17h, começa aula pública gratuita do Coletivo Ser Yoga (CSY) de Hatha Yoga no Pátio do Pôr do Sol/MAM. Qualquer pessoa pode participar desde que traga o seu tapete ou emborrachado para praticar os exercícios. Como o Pátio dispõe de mais de 1.600 m² os participantes podem manter o distanciamento. A entrada e o estacionamento (capacidade p/mais de 50 veículos-passeio) no MAM-Bahia são gratuitos. Mais informações: acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook) ou via telefone (71) 31176132, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 15h.

Fonte: Ascom/MAM