O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP), da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) realiza, na próxima quinta-feira (23), o IV Seminário Leitura para Todos: uso e apropriação das TIC’s e do ambiente virtual para promoção da acessibilidade. O encontro visa fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência na semana em que se celebra o dia nacional de luta da pessoa com deficiência (21).

Contemplado no projeto Leituras Acessíveis, o seminário tem a finalidade de oferecer ao público informação e conhecimento acerca do cenário que envolve a leitura acessível, os recursos de tecnologia e projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos na área da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

Dentro da programação, destaque para a apresentação da pesquisa Cenários da leitura acessível, de Perla Assunção, da Fundação Dorina Nowill, roda de conversa com Daiane Pina e Ednilson Sacramento, relatos de experiências com Luciene Gomes (UFRB) e Nelijane Campos Menezes (UFBA) e apresentação cultural com a Cia de Dança e Teatro da APAE Salvador.

De acordo com a gerente do SEBP, Carmen Azevedo, o IV Seminário é uma oportunidade para “debater sobre as ferramentas, equipamentos e pesquisas que apresentam dados sobre a necessidade de fortalecer as ações inclusivas através da leitura”. Ainda, segundo Carmen, o “mundo virtual deve estar atento às necessidades de incluir as pessoas que apresentam diversas deficiências”.

O Seminário conta com a parceria de instituições públicas, instituições privadas, bem como representantes da sociedade civil que integram o GT de Leitura Inclusiva BA. Em virtude da pandemia da Covid-19, o IV Seminário será realizado em formato virtual, com transmissão pelo Facebook e YouTube da FPC.

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)