Agricultura familiar - Muniz Ferreira
Foto: Divulgação/SDR

Para potencializar a produção rural do Território de Identidade do Recôncavo, em especial no município de Muniz Ferreira, dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizaram, nesta sexta-feira (10), um conjunto de visitas técnicas para dialogar com agricultores familiares e articular, junto à prefeitura municipal, ações integradas que resultem na continuidade do desenvolvimento produtivo local.

“Fiquei impressionado com o potencial produtivo do município e como a prefeitura vem apoiando a agricultura familiar com a qualificação de estradas vicinais, transporte para os feirantes comercializarem a produção, entre outras ações. Nós, do Governo do Estado, estamos analisando a viabilidade de uma unidade de beneficiamento de mandioca, bem como, uma agroindústria que possa beneficiar a banana, pois sabemos que esses cultivos são de grande representatividade em Muniz Ferreira”, observou o secretário da SDR, Josias Gomes.

A equipe da SDR visitou uma das 20 casas artesanais de produção de farinha, que fica em Ponto Chique, distrito de Muniz Ferreira. Estima-se uma produção de seis mil kg de farinha por semana. Já no Distrito Sodoma, a parada foi na casa de Gonsalino Barreto, que na época de safra vende em média 24 mil bananas-da-terra por semana. “Nossa torcida é que a Agroindústria venha para incentivar ainda mais a produção e que as pessoas tenham mais trabalho sem a necessidade de sair da roça”, disse o agricultor familiar.

Casa de farinha - Muniz Ferreira
Foto: Divulgação/SDR

O prefeito de Muniz Ferreira, Gileno dos Santos, pontuou que a produção rural é um dos pilares mais estratégicos de sua gestão: “Nós estamos trabalhando para que as pessoas que vivem da agricultura familiar tenham oportunidade. A gente quer incentivo para que esse homem do campo permaneça no campo produzindo e podendo sobreviver com dignidade”.

Viva Feira

O secretário Josias Gomes e o Assessor de Planejamento e Gestão (APG) da SDR, Flávio Campos, também realizaram uma visita à Feira da Agricultura Familiar de Muniz Ferreira, que ocorre às sextas-feiras e sábados, das 6h às 18h, no Centro de Comercialização da Agricultora Familiar. A venda de raízes, hortaliças, verduras, legumes, frutas e outros alimentos frescos e orgânicos serve para garantir renda para mais de 60 famílias. “É muito importante esse ponto de venda aqui. O que eu ganho ajuda e muito no sustento das despesas de casa”, Lucinete França.

Agricultura familiar - Muniz Ferreira
Foto: Divulgação/SDR

Muniz Ferreira está entre os municípios beneficiados pela Viva Feira & Feira Segura, uma ação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) empresa publica vinculada à SDR, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Campanha

O Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, já entregou, por meio da campanha Viva Feira & Feira Segura, 5.181 barracas de feira padronizadas para aproximadamente 90 municípios baianos. Também foram entregues, para cerca de 380 municípios, 18.291 kits feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto, que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres.

A campanha tem parceria da Faeb/Senar para capacitar os feirantes com instrumentos e conhecimentos para manutenção do funcionamento das feiras, e foi intensificada na pandemia para adotar boas práticas de higiene e distanciamento social e atrair os consumidores para a compra dos produtos dos agricultores familiares que comercializam diretamente sua produção de alimentos, além de estimular a economia baiana.

Fonte: Ascom/SDR