Azul - Guanambi
Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Em continuidade à extensa agenda de trabalho em Guanambi, nesta segunda-feira (20), o governador Rui Costa se reuniu com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão para tratar de propostas e ações voltadas ao crescimento econômico da região. Em seguida, Rui acompanhou a chegada do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, que partiu do aeroporto de Confins (MG) com destino a Guanambi.

“A reunião foi positiva. Discutimos a questão da saúde. Já definimos para a semana que vem uma reunião com os secretários e prefeitos para vocacionar cada hospital municipal, para montar uma rede regional de atendimento, junto com o Hospital Regional de Guanambi. Também discutimos os projetos na área de apoio à agricultura familiar, como o Bahia Produtiva, e os serviços de infraestrutura, pavimentação de estradas e acessos às cidades. Vamos trabalhar juntos para acelerar a melhoria da vida das pessoas”, afirmou o governador.

Para o secretário do Turismo do Estado, Maurício Bacelar, “a conectividade aérea é um dos principais elementos do desenvolvimento do turismo e, nesse momento de retomada, o esforço da Bahia é muito bem-vindo para o setor. A isenção fiscal no combustível das aeronaves e os recursos investidos nesta pista em Guanambi vão, sim, gerar mais emprego e renda para os baianos através do turismo”.

Estiverem presentes os prefeitos de Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas Do Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio Do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Azul - Guanambi
Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

A partir desta segunda-feira (20), serão quatro frequências semanais entre Guanambi e Confins, às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos. Rui destacou que o voo “é um sonho que se torna realidade. Hoje é um dia histórico. Ao todo, foram R$ 17 milhões investidos para requalificação do terminal e retirada de obstáculos. É um primeiro passo. Espero que nossos estudos de demanda se confirmem ao longo dos meses. Eu aposto muito na demanda desta região”.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressaltou os incentivos oferecidos pelo Estado no setor de aviação. “Esse voo só é possível graças ao investimento que o Governo do Estado fez para dar ao Aeroporto de Guanambi as condições técnicas de receber voos. Além disso, a política que o Estado tem de incentivo à aviação para o interior com a diminuição do ICMS sobre querosene de aviação é o que ajuda a impulsionar a expansão da oferta de voos”, disse.

Redução do ICMS

Depois que o Governo do Estado reduziu a alíquota do ICMS sobre o querosene usado na aviação, as empresas aéreas estão investindo na implantação de novos voos e retomada de linhas que estavam desativadas na Bahia.

A Azul já havia anunciado para outubro a retomada dos voos para Lençóis, na Chapada Diamantina, duas vezes por semana. Em dezembro, a empresa vai retomar também os voos para o município de Paulo Afonso, na região norte, mas ainda não anunciou detalhes da operação.

Azul - Guanambi
Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Investimentos na região

Na manhã desta segunda (20), em Guanambi, o governador entregou a requalificação do trecho de 10,2 quilômetros da BA-612, no entroncamento com a BR-030 e o acesso ao distrito de Mutãs, e anunciou mais R$ 35 milhões em investimentos para a região. Ele assinou ordens de serviço para a implantação de uma nova maternidade no Hospital Regional de Guanambi e de um Centro de Parto Natural (CPN), além da modernização de colégios estaduais e ações nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar.

Repórter: Tácio Santos