Vitória da Conquista vai ganhar uma unidade do Espaço Colaborar, ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que constrói a maior rede de espaços de inovação e empreendedorismo do Brasil. Com ações pensadas para potencializar a transformação digital da região, através do apoio ao edital Digital.BR, lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Secti também participa do 1º Encontro de Inovação do Hub Sudoeste, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, para celebrar avanços da CT&I local. A ocasião marca ainda a passagem da ABDI para uma visita técnica nas instalações, com direito a debates sobre cidades inteligentes e oportunidades de negócios.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, que fará parte da mesa de abertura do encontro, ressalta a importância do ecossistema de Vitória da Conquista para a ciência, a tecnologia e a inovação. “A cidade se destaca em sua macrorregião, não só por ser polo de comércio, saúde e educação, mas também por ser portal de entrada do setor mineral e possuir diversas instituições de ensino e pesquisa. Então, essa é uma grande oportunidade de potencializar a transformação digital, contando com o apoio do Governo do Estado, através da Secti, para iniciativas que alicercem o ecossistema local, como a implantação do Espaço Colaborar”, disse.

Além de Vitória da Conquista, outros 23 municípios passam a fazer parte da maior rede em construção de espaços de empreendedorismo e inovação com a implantação de uma unidade do Espaço Colaborar. O equipamento traz ferramentas para trabalho, como computadores, mobílias de escritório, mesas e cadeiras, além de televisão e aparelho de videogame para momentos de descontração entre compromissos profissionais e acesso à internet. Um dos seus objetivos é fomentar empreendedores e pequenos negócios voltados para a área de inovação.