A Bracell, maior produtora de celulose solúvel da América Latina, foi a primeira empresa a receber a ‘Chave do Céu’, homenagem dedicada aos que contribuem com o desenvolvimento econômico do estado da Bahia e estão ajudando a implantação da Fazenda Escola Modelo, que integra o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano. A entrega foi feita pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento ao diretor-geral Guilherme Araújo, durante visita à Fazenda Quatis, localizada em Entre Rios, que abriga a área de floresta plantada da empresa, na quinta-feira (05).

“Até o momento, 38 empresas já contribuíram para a implantação da Fazenda Escola Modelo, que fica no município de Barra. Acredito que a educação é a base de tudo e ver a transformação do centro é uma grande vitória. Muitos moradores locais terão a oportunidade de se capacitar e continuar trabalhando onde nasceu, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, tudo isso, graças à contribuição dessas empresas”, declara Leão.

A principal matéria-prima da Bracell é o eucalipto, cultivado de modo sustentável em áreas alternadas com mata nativa. No período de 2020/2021, a empresa investiu R$ 19 milhões nos viveiros clonais de eucalipto em Entre Rios e Inhambupe, elevando de 4 milhões para 15 milhões a capacidade de produção da unidade.

A base da escultura foi feita em Biotita, rocha onde se forma a esmeralda, e a chave feita com o mármore Bege Bahia. A “Chave do Céu” foi confeccionada pelo artesão Adãoilson Martins, do município de Campo Formoso.