Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Em atenção ao movimento Setembro Verde – de sensibilização à doação de órgãos e tecidos – o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá o curso de capacitação para determinação de morte encefálica. A atividade acontecerá no dia 14 de setembro, nos períodos matutino e vespertino, com o tema ‘Abordagem no paciente adulto e na pediatria’.

O curso, que é voltado para médicos, oferecerá certificado de participação para aqueles que concluírem 100% da carga horária. Interessados devem realizar inscrição pelo link.

A ação é uma iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante da instituição (Cihdott-HGRS) e da Central de Transplantes da Bahia (CET-BA). Será realizada no auditório do edifício anexo do HGRS.

Confira, abaixo, a programação:

Curso de capacitação para determinação de morte encefálica

8h30 – Boas-vindas e apresentação da Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott-HGRS)

8h45 – Situação do transplante na Bahia e a realidade atual, com América Carolina Melo – enfermeira coordenadora da Central de Órgãos da Bahia (CET-BA)

9h10 – Aspectos éticos e legais para determinação da morte encefálica, com Rita de Cássia Pedrosa – médica responsável pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset)

9h50 – Coffee break

10h – Metodologia para a determinação da morte encefálica (ME), conforme determina Art. 3º da Resolução CFM2.173/2017, com Camilo Viera – neurologista pediátrico

11h – Discussão de casos e apresentação prática da avaliação clínica, com Camilo Viera

12h20 – Intervalo

14h – Manutenção do potencial doador de órgãos, com Juliana Caldas – médica intensivista

15h – Coffee break

15h10 – Condutas médicas pós-determinação da ME, acolhimento e entrevista familiar para doação de órgãos, com Rita Pedrosa

16h – Pós-teste

16h30 – Encerramento

Fonte: Ascom/HGRS