“Vim renovar as forças, com as bênçãos do Bom Jesus”. O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento do governo baiano, esteve em Bom Jesus da Lapa, na sexta-feira (6), para participar das solenidades da tradicional Romaria do Bom Jesus, que ocorre há 330 anos. Ao lado do ex-prefeito do município, Eures Ribeiro, Leão lembrou que esteve pela primeira vez no festejo religioso aos 10 anos de idade.

O gestor teve reuniões com lideranças locais para coletar demandas para atualização do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Seplan e um encontro com o bispo da diocese da Lapa, Dom João Cardoso, e o reitor do Santuário, padre João Batista, para tratar de um projeto de turismo religioso local.

“Lembro-me muito bem que minha querida mãe, dona Mariinha, me trouxe pela primeira vez à romaria, há 65 anos, de barco a remo, pelas barrancas do São Francisco, para pedir ao Bom Jesus que eu, ‘Joquinha’, como ela me chamava, o caçula dos irmãos, se tornasse ‘um grande homem na vida’. Aos 75 anos, volto à gruta do Bom Jesus para agradecer por tudo que consegui na vida pública, principalmente pela oportunidade de poder trabalhar pelo bem do povo da Bahia”, recordou Leão.

O vice-governador visitou obras e equipamentos da gestão municipal que potencializam o turismo religioso na cidade e falou da importância de desenvolver um plano integrado para potencializar a economia da região, com atração de indústrias e novos projetos turísticos, como o Caminho da Fé, um roteiro em torno da gruta do Bom Jesus, apresentado por Dom João Cardoso. Também participou das solenidades religiosas do encerramento da romaria. O atual prefeito Fábio Nunes e os deputados federais Ronaldo Carletto e Sérgio Brito participaram da agenda.

Fonte: Ascom/Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan)