Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

O Governo do Estado inaugurou em Banzaê, no nordeste da Bahia, a reforma da Igreja da Ascensão do Senhor, situada na localidade de aldeia indígena Mirandela, e entregou um ônibus escolar para o município, que vai ajudar nessa fase de retomada das aulas semipresenciais.

A igreja é uma construção do início do século XVIII, executada por indígenas do povo Kiriri, ocupantes originais do território. Devido a sua elevação, a construção de 409 metros quadrados ocupa lugar de destaque na praça principal. As características da igreja são típicas das catedrais jesuíticas, com três naves cobertas por telhado de duas águas.

A edificação é tombada como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e foi totalmente recuperada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em um cuidadoso trabalho de recuperação arquitetônica que faz jus à rica história de resistência do povo indígena. A intervenção teve investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 500 mil.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Ainda em Banzaê, o Governo do Estado inaugurou a praça do povoado da Queimada Grande e a pavimentação em paralelepípedo na Rua do Colégio e Rua Principal, na comunidade de Tamburil, além das ruas “E”, “F”, “G” E “I”, na localidade de Campo do Brito. As obras também foram realizadas pela Conder.

Foi inaugurado também o Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Raso da Jitirana, Jitirana e Bonlucrá, implantado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs); e entregue a obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água das comunidades de Massaranduba e Mirorós.