Exames de vista e óculos estudantes


Com o objetivo de reforçar os cuidados com a visão dos professores e estudantes da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, e em parceria com a Faculdade Internacional de Evolução Profissional (FIEP), está realizando exames optométricos (exames de vista) com doação de óculos de grau. A ação, que acontece durante três dias, segue até esta sexta-feira (6), beneficiando professores e estudantes dos colégios estaduais Almirante Barroso e Edson Tenório de Albuquerque, localizados no bairro de Paripe, em Salvador.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, ressaltou a importância da iniciativa. “Quando se pensa em saúde ocular no ambiente escolar, é fundamental reconhecer a saúde visual de forma ampla e o impacto no aprendizado dos nossos alunos, principalmente em tempos da era digital. Nosso objetivo é conscientizar os nossos professores e alunos da importância do autocuidado com a saúde visual”.

Segundo a diretora da FIEP, Carla Mota, a realização de exames primários da visão é uma forma de demonstração de autocuidado. “Os professores têm a nobre missão de colaborar com a construção e o desenvolvimento dos seus estudantes, o que exige atenção triplicada com a sua saúde visual.  É de extrema importância que a sua visão esteja em boas condições, pois os olhos e o cérebro são os principais equipamentos de trabalho dos professores”, comentou.

O professor Gilberto Brandão, do Colégio Estadual Almirante Barroso, aprovou a iniciativa. “Acabei de fazer o meu exame e já recebi os meus óculos, que serão instrumentos facilitadores do dia a dia de trabalho na sala de aula. Gostei muito desta ação da SEC e espero que professores e estudantes de outras regiões também sejam beneficiados”, afirmou.

Já a estudante Joana Mendes, que cursa Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mesma escola, afirmou que a ação veio em uma boa hora. “Eu estava precisando muito fazer exame de vistas, pois os meus óculos estavam com o grau fraco e eu não estava enxergando direito. Esta é uma oportunidade maravilhosa, pois com os meus óculos novos vou poder enxergar e estudar melhor”.

Mais exames

A ação ainda será realizada em outras regiões da Bahia, até o mês de dezembro. No dia 26 de agosto, serão realizados 40 exames com professores e estudantes de Barreiras, com a doação de 40 óculos de grau.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado