SEI Bahia
Foto: Divulgação/Saeb

O Portal SEI Bahia ganhou uma nova ferramenta para auxiliar os usuários do sistema de processo eletrônico do estado. A plataforma conta agora com um assistente virtual, que vai esclarecer dúvidas do SEI Bahia, orientar sobre serviços, funcionalidades, processos, dentre outras opções.  

A nova ferramenta vai facilitar a utilização do SEI Bahia, automatizar o processo de atendimento, permitindo atender um grande número de pessoas simultaneamente e, ao mesmo tempo, responder os usuários de forma individualizada. Isso tudo será possível porque o assistente virtual usa a tecnologia de chatbot, software que utiliza respostas parametrizadas, inteligência artificial e simula um ser humano na conversação com os usuários.  

O assistente virtual auxilia os usuários através de parâmetros predefinidos pelos programadores como palavras chaves e fluxos de navegação. Assim, os usuários recebem respostas automáticas, com base na parametrização, em diálogos semelhantes aos dos seres humanos.   

Inteligência Artificial

Os chatbots também analisam os dados fornecidos pelos usuário, identifica padrões semelhantes e fornece respostas com base nas similaridades de repostas anteriores. Dessa forma, quanto mais o sistema é utilizado, mais eficiente vai se tornando, em função da maior quantidade de dados acumulados.  

O assistente virtual do SEI Bahia vai atender aos usuários internos (servidores), usuários externos (cidadãos), administradores locais (servidores que fazem interlocução entre unidades do estado e a coordenação do SEI), além de também atender cidadãos que ainda não são usuários. 

Ao acessar o portal SEI Bahia, o usuário vai encontrar o ícone do assistente virtual no canto inferior direito. Para começar a utilizar o chatbot, basta clicar sobre o ícone.   Inicialmente, o assistente virtual vai querer identificá-lo, perguntando se você é usuário interno, usuário externo, administrador local ou ainda não é usuário.  

Após a resposta, o chatbot vai fornecer um menu com várias opções. A operação se repete: para cada resposta, um novo menu com múltiplas escolhas, até que o usuário obtenha a informação desejada. O assistente virtual vai guiando o usuário por trilhas predefinidas, até que ele encontre o que deseja. Em situações excepcionais, caso o chatbot não consiga obter a resposta desejada, o usuário será direcionado para um atendimento humano.    

Foto: Ascom/ Saeb