Procedimentos de alta complexidade, essenciais para o tratamento de pacientes cardíacos, já podem ser realizados no oeste da Bahia. O governador Rui Costa inaugurou, nesta segunda-feira (16), o setor de hemodinâmica do Hospital do Oeste (HO), em Barreiras. Foram investidos R$ 5,5 milhões nas instalações e em equipamentos de última geração, como o angiógrafo.

Rui destacou que a inauguração “é um marco histórico, porque é o primeiro serviço de hemodinâmica da região oeste”. Ele também ressaltou que “esse tipo de procedimento pode fazer diferença entre a vida e a morte”. O governador ainda informou voltará a Barreiras em novembro para inaugurar o serviço de oncologia e os novos leitos de UTI. As obras no hospital incluíram a construção de um novo necrotério.

Na ocasião, o governador ainda autorizou a ampliação e implantação de equipamentos esportivos no Colégio da Polícia Militar Professor Alexandre Leal Costa e no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Rio Grande, ambos em Barreiras. Ele também entregou ônibus escolares para os municípios de Angical, Barreiras, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério e São Félix do Coribe.

A agenda incluiu ainda a entrega de um caminhão-pipa. Além disso, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênios, no valor de R$ 6 milhões, para a agricultura familiar, em 19 municípios da região. Os recursos serão utilizados em ações de assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e ambiental, aquisição de insumos e equipamentos produtivos e agroindustrialização.

Já a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) foi autorizada a realizar licitação para a construção de sistemas de abastecimento de água que vão beneficiar 28 localidades de Barreiras, Angical, Baianópolis, Cristópolis e Riacho de Santana. O investimento será de R$ 7,3 milhões, por meio do programa Água para Todos. A agenda do governador em Barreiras incluiu uma reunião com os prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Oeste da Bahia (Consid) e um encontro com representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).