A Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) prorrogou até este domingo (25) as inscrições para o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. Podem participar fotógrafas e fotógrafos acima de 18 anos e residentes no Brasil. Com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira, o certame vai premiar quatro ensaios fotográficos oriundos de todo o país.

Nesta edição, os prêmios serão dados de acordo com três categorias: Ancestralidade e Representação, na qual serão apreciados os ensaios que abordem a etnofotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação dos aspectos relacionais, familiares, sociais, e dentre outros; Questões Históricas, na qual serão apreciados os ensaios fotográficos que dialoguem com o momento histórico contemporâneo, considerando a realidade pandêmica e suas consequências e, por fim, a categoria de Livre Temática e Técnica, que premiará ensaios fotográficos documentais que registrem de forma livre no que se refere a sua temática e técnica utilizada e que tragam aspectos despercebidos na observação do cotidiano. Cada participante concorrerá em apenas uma das categorias.

Premiação

Nestas categorias, três participantes receberão um prêmio no valor de R$ 30 mil, um quarto participante com a prerrogativa de ser baiano, ou se estrangeiro residente legalmente por mais de dois anos na Bahia, será premiado com uma residência artística em parceria com o Instituto Sacatar, além do valor de R$ 10 mil. Os ensaios fotográficos devem ser inéditos (podem já ter sido expostos), mas não podem ter sido premiados no Brasil ou no exterior.

O edital pode ser conferido no site da Funceb.

Fonte: Ascom/Funceb