A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta quinta-feira (8), o seminário colaborativo do Sistema de Educação do Estado da Bahia, que prossegue nesta sexta-feira (9), das 9h às 15h, no canal Educação Bahia, no YouTube. A atividade tem como objetivo discutir as questões centrais voltadas à construção do anteprojeto de lei do Sistema de Educação do Estado da Bahia, que deverá ser enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para que seja discutido e transformado em lei.  

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do seminário. “A Bahia precisa, dentro de um planejamento, consolidar um sistema estadual que fortaleça o regime de colaboração. Nós sabemos o quanto é importante, assim como na Saúde, a Educação ter a participação e envolvimento da União, do Estado e, no nosso caso da Bahia, ter o envolvimento e a participação dos 417 municípios, das universidades, do setor privado, dos movimentos sociais e dos fóruns estadual e municipais”, destacou.  

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), Williams Panfile, também reforçou a relevância do regime de colaboração com os municípios neste processo. “Reforço o papel da UNDIME, com a parceira da Secretaria da Educação do Estado e das demais entidades presentes, no processo de mobilização da sociedade baiana para a participação na discussão dos eixos que conduzem a elaboração de um projeto do Sistema de Educação do Estado. Buscamos demonstrar a relevância de termos a institucionalização de um regime de colaboração cada vez mais seguro para a efetivação das políticas de Educação do Estado da Bahia com os seus 417 municípios”.  

A abertura do seminário contou também com as presenças do presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Paulo Gabriel Nacif; da coordenadora do Fórum de Educação do Estado da Bahia (FEEBA), Alessandra Assis; da presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Fabíola Mansur; da coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME/BA), Gilvânia Nascimento; do representante do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS), Luiz Otávio de Magalhães; e da vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Marilene Betros. 

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado