Em julho, o projeto Domingo no TCA será embalado pela voz da cantora baiana Ana Mametto e sua reverência à musicalidade afro-brasileira. O álbum visual “Saudação” vai ao ar neste dia 25 de julho, às 11h, no canal de YouTube do Teatro Castro Alves e exibição simultânea na TVE Bahia: pela televisão ou no portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline. São 12 faixas musicais, que revisitam compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB): personagens com quem a artista tem profunda identificação. “Saudação” traz canções de Dorival Caymmi, do grupo Os Tincoãs, Vinicius de Moraes e Baden Powell (do disco “Os Afro-Sambas”), além de músicas que foram interpretadas pela cantora Clara Nunes. O registro audiovisual da gravação do álbum foi realizado pelos videomakers Marcus Maia e Nelma Belchote, da Cara de Rã Produções.

Idealizado e produzido durante o período de isolamento social, “Saudação” faz um tributo às raízes musicais de Ana Mametto, saudando ícones que a influenciam. “Esse momento difícil de pandemia nos faz revisitar muitas coisas dentro de nós, e esse álbum vem para saudar artistas que têm uma ligação direta com a minha carreira e que são fundamentais para a cultura afro-brasileira”, destaca. Ao lado dos músicos Yacoce Simões (produção, arranjos e piano) e Citnes Dias (percussão), a artista interpreta três músicas de cada homenageado.

Estão no repertório composições como “As Forças da Natureza”; “Canto para Xangô”, do disco “Os Afro-sambas; “Atabaque Chora”, de Os Tincoãs; e “Canoeiro”, de Dorival Caymmi. O álbum ainda conta com as músicas “Banho de Manjericão” (João Nogueira/ Paulo César Pinheiro) e “Nação” (Aldir Blanc/João Bôsco/Paulo Emílio), imortalizadas por Clara Nunes. De Baden Powell e Vinícius de Moraes, “Canto de Yemanjá” e “Labareda”; De Caymmi, “O Bem do Mar” e “O Vento” e, da banda Os Tincoãs, “A Força da Jurema” (Dadinho/Heraldo/Mateus Aleluia) e “Canto pra Yemanjá” (Mateus Aleluia/ Dadinho).

Os singles de “Saudação” foram gravados e mixados no estúdio Taba10 por Yacoce Simões, tem masterização de Brendan Duffey e direção artística de Ana Mametto e Yacoce Simões. Eles estão disponíveis nas principais plataformas musicais (Spotify, Deezer, iTunes, Google Play, Amazon Music e YouTube Music).

Ana Mametto – Ana Mametto ingressou profissionalmente na música ainda adolescente, aos 13 anos, e desde então não parou mais. Na sua longa trajetória artística, entre os nomes internacionais, soma trabalhos com nomes como a banda Scorpions, na turnê brasileira em 2008 e apresentações no México e em Portugal, além de participação com o guitarrista Carlos Santana.

Há dez anos fez o primeiro show com a banda Mametto em um mergulho na música afro em suas diversas dimensões. Os shows são marcados por interpretações intensas em verdadeiros espetáculos cênicos-musicais que encantam a todos.

Em 2017, estreou como atriz no musical baiano “De Um Tudo”, dirigido por Fernando Guerreiro, e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro como Atriz Revelação. Em 2019, foi convidada pela também baiana Larissa Luz para substituí-la no espetáculo Elza em algumas apresentações e estrelou a peça “Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia”, do diretor e dramaturgo pernambucano João Falcão, que lhe rendeu outra indicação, desta vez na categoria de Melhor Atriz.

Fonte: Ascom/Teatro Castro Alves (TCA)