Conscientizar os colaboradores sobre a importância da qualidade no atendimento, com ênfase na humanização e padronização de informações e comportamentos, para melhor acolhimento dos cidadãos. Esse é o objetivo principal do Treinamento Modelo SAC de Atendimento, que capacitou 141 colaboradores das Policlínicas Regionais de Saúde em Brumado, Eunápolis e Ribeira do Pombal. O treinamento, que também inclui conhecimento técnico no sistema do SAC, foi presencial e aconteceu entre junho e julho de 2021.

Durante a capacitação são abordados diversos aspectos, como excelência no atendimento, acessibilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, postura profissional, mediação de conflitos e comunicação. O treinamento, que tem duração de quatro horas, é desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesab), através da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES).

O Modelo SAC de Atendimento já foi aplicado durante o mês de maio em três órgãos públicos. Foram capacitados 86 colaboradores, sendo 11 da Polícia Militar (PMBA), que atuam no Serviço de Atendimento ao Militar (Same); 28 do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS); e 47 do SineBahia. A capacitação também é realizada internamente. Em maio, cerca de 130 funcionários de 15 postos SAC pelo interior do Estado receberam o treinamento.

Para a diretora de Gestão da Qualidade do SAC, Bruna Santiago, o curso traz reflexões sobre a necessidade de melhoria contínua no atendimento, principalmente nessa época de pandemia. “Ofertar esse treinamento a outros órgãos públicos, além das capacitações internas, é fundamental porque ele contempla temas relevantes para uma prestação de serviço humanizada, empática e personalizada. E em meio a uma pandemia, isso faz toda diferença para que se reflita no bem estar dos cidadãos e dos próprios colaboradores”, disse.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)