A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (31), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHD), a capacitação “Educação para a diversidade”, voltada para professores. O curso, ministrado pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos (CPDD) LGBTQIA+, vinculado à SJDHDS, foi idealizado para atender às demandas das comunidades escolares e implementar o Documento Curricular Referencial do Estado da Bahia (DCRB), que prevê a educação para a diversidade como um dos temas integradores do currículo.

Com carga horária de 10 horas, o curso on-line é ofertado de forma síncrona na plataforma Microsoft Teams. Dentre os temas abordados, destacam-se direitos humanos; identidade de gênero, direitos da população LGBTQIA+; Educação para as relações étnico-raciais; racismo; respeito à diversidade religiosa e à diversidade de gênero; e sexualidade.

Segundo Basilon Carvalho, responsável pela pasta da diversidade da Diretoria de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educacionais da SEC, o curso possibilita que professores e a comunidade em geral tenham acesso às temáticas da diversidade. “É muito importante fazer este curso para tratar de questões que são básicas e de como os professores podem trabalhar essas temáticas de forma exitosa dentro da sala de aula sem fazer qualquer tipo de menção, preconceito ou discriminação às pessoas LGBTQIA+”, destacou.

O coordenador de Políticas LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo, falou da importância do curso para os educadores. “A escola precisa ser um espaço de acolhimento às diversidades e ensinar a importância do respeito no ambiente escolar. Esta nossa ação visa promover o respeito como um sentimento essencial para a formação cidadã”, pontuou.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado