Educar para trabalhar

Os estudantes Jonas Silva Gabriel, 18, e Douglas da Cruz Matos, 22, que fazem o curso técnico de nível médio em Informática, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte da Diamantina II, em Jacobina, estão auxiliando os demais colegas nas inscrições para os 44 cursos de qualificação profissional do Educar para Trabalhar. As inscrições foram prorrogadas e seguem até o dia 31 de maio, no endereço https://bityli.com/MgdKr. Os cursos visam preparar os jovens e adultos para a inserção e a reinserção no mundo do trabalho.

O diretor do CETEP, Gildeon dos Santos, informou que desde a última segunda-feira (17), os dois estudantes estão realizando as inscrições, de forma virtual, em uma sala do CETEP, seguindo todos os protocolos sanitários. “No nosso entendimento, enquanto escola, estamos promovendo uma estratégia de resolução de um problema diante de uma demanda identificada, através da qual há ganho para o aluno, pois ele coloca em prática os seus conhecimentos teóricos adquiridos no curso de Informática e, também, para o CETEP, porque está cumprindo o seu papel social, que é oportunizar o acesso dos estudantes neste excelente programa de qualificação profissional”, comentou.

Segundo o estudante Douglas Matos, a ideia surgiu após ele perceber nos grupos de WhatsApp a dúvida de colegas para a inscrição. “Eu me disponibilizei para ajudá-los. Todos os dias ligamos para os colegas, pegamos os dados, efetuamos as inscrições e enviamos os comprovantes para eles de forma impressa ou através do WhatsApp”, revelou o estudante, que se inscreveu no curso de Administrador de Banco de Dados.

O estudante Jonas Silva aprovou a iniciativa e pediu para colaborar. “Neste momento de pandemia que estamos passando, fico muito feliz em poder colaborar com o colégio e ajudar os colegas com o meu conhecimento na área de Informática. Além dos colegas, também estamos divulgando as inscrições dos cursos para outras pessoas da cidade que estejam dentro do requisito para garantir a sua vaga”, disse.

Sobre os cursos

As vagas são destinadas aos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021, além dos egressos do Ensino Médio ou de cursos técnicos de nível médio (Educação Profissional e Tecnológica) que concluíram entre os anos de 2016 e 2020.

Dentre os cursos ofertados em diferentes eixos, destacam-se: Programador de Dispositivos Móveis; Operador de Tratamento de Águas e Afluentes; Operador em Petróleo e Gás; Confeiteiro; Assistente de Recursos Humanos; Auxiliar Agropecuário; e Organizador de Eventos. A relação completa dos cursos e demais informações podem ser acessadas no endereço www.educacao.ba.gov.br/educarparatrabalhar.

Requisitos

Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ou ser egresso do Ensino Médio e do curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2016 a 2020.

Seleção

O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 1º de junho. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 4 de junho, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 5 a 13 de junho, de forma automática, sem a necessidade da presença do candidato.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação doEstado