Foto: Carol Garcia/GOVBA

Mais uma obra de encosta foi entregue em Salvador pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (17). Desta vez, com investimento de mais de R$ 7 milhões, a contenção de encosta está localizada na rua Maria Isabel, no bairro de Boa Vista do Lobato. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e inclui três áreas distintas com estabilização de encosta com concreto projetado, solo grampeado, cortina atirantada e drenagem.

“Estamos entregando toda a infraestrutura não apenas da contenção da encosta mas das ruas do entorno, com o objetivo de oferecer mais dignidade e segurança para os moradores. Cada um aqui levou anos construindo seu lar e, hoje, depois de muitos dias de chuva em Salvador, temos orgulho de ver que não houve notícias de acidentes nesta localidade. Com certeza, estão dormindo melhor por aqui, sem sobressaltos quando chove, como acontecia antes”, destacou o governador.

Além da contenção, o local também contou com serviços de requalificação urbana. Foi instalada uma praça e escadaria com guarda-corpo e as ruas do entorno da obra foram pavimentadas. A intervenção beneficia mais de duas mil famílias que vivem na localidade.

Durante a entrega, Rui Costa falou sobre outros investimentos do Governo do Estado na região do subúrbio. “Além das encostas e da ligação Lobato-Pirajá, o governo vai entregar a Maternidade Batista Caribé, unidade de alta complexidade, com leitos de UTI neonatal; além da Policlínica Regional aqui no Lobato. Também entregaremos o novo Colégio da Polícia Militar, que será um grande complexo escolar. Temos orgulho de estar transformando esta região tão carente da capital baiana, com obras de infraestrutura, sociais, de saúde e educação”, pontuou.

Lobato

Em 2016, a Conder concluiu a contenção na Rua Carlos José da Silva, Alto do Cabrito/ Bela Vista do Lobato, onde foram investidos R$ 2,3 milhões para beneficiar mais de mil moradores. Três anos depois, em 2019, foi a vez da população da Alameda A-5, também em Bela Vista do Lobato/Alto do Cabrito, comemorar a estabilização que trouxe tranquilidade para mais de dois mil residentes, incluindo as áreas de seu entorno.

Este ano, com as estruturas finalizadas nas ruas Rocinha dos Fiais e Maria Isabel, o Governo do Estado amplia os benefícios para dois mil e 500 soteropolitanos, totalizando mais de seis mil moradores nessas quatro localidades de Lobato, que também repercute positivamente nas áreas do seu entorno.

Repórter: Jairo Gonçalves