Com o tema A luta antimanicomial e o direito à maternidade das mulheres em contextos de vulnerabilidade, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), abre inscrições para mais uma edição da Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis. A atividade acontece no dia 28 de maio, das 14h às 17h.

A formação tem o objetivo de compartilhar metodologias para o trabalho em campo, acompanhamento dos casos e desenvolvimento de tecnologias para adaptação dos processos de cuidado nos tempos de pandemia. Este módulo propõe uma reflexão articulada entre a promoção de saúde mental e os direitos das mulheres, sobretudo no que tange à maternidade.

A capacitação terá uma carga horária total de 120 horas, divididas em 15 módulos independentes com carga horária de 8h e certificação individual. Cada módulo abordará um tema tangente ao trabalho em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis, partindo de uma abordagem transdisciplinar.

As atividades acontecerão em modalidade virtual, na plataforma Microsoft Teams, com momentos síncronos (aulas em formato de bate-papo) e momentos assíncronos (estudos de caso, leitura e elaboração de conteúdos complementares). As primeiras edições do ciclo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis aconteceram entre os anos de 2017 e 2019, e contaram com a participação de importantes agentes das Redes de Cuidado e Atenção às populações vulneráveis de Salvador.

Pela característica virtual/remota desta edição, as vagas estão abertas para pessoas de todo o Brasil, com inscrições gratuitas e abertas até o preenchimento das turmas. A capacidade por turma é de 150 pessoas. A capacitação é uma realização do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante.

Fonte: Ascom/SJDHDS