Prodetur
Foto: Setur

O andamento e a qualidade de execução de obras do Prodetur Nacional Bahia foram vistoriados, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), em visita técnica realizada pelo chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Benedito Braga. Acompanhado por representantes da fiscalizadora e da empresa executora, ele visitou, na quinta (29), as intervenções em Mutá, Jaguaripe, Salinas da Margarida e Cacha Prego e, nesta sexta (30), a do município de Cachoeira.

“O objetivo da visita técnica foi monitorar in loco as intervenções do Prodetur para verificar o cronograma das execuções e os detalhes que ainda faltam para a conclusão”, afirmou Benedito Braga. De todas as obras do programa, segundo ele, as mais adiantadas são as dos atracadouros de Mutá e de Jaguaripe, que deverão ser inauguradas neste mês de maio.

Na marina de Salinas da Margarida, as obras avançam em bom ritmo, com o início já da implantação da ETE (estação de tratamento de esgoto). De acordo com Braga, a parte náutica também está adiantada, com pequenos ajustes a serem feitos.

Em Cacha Prego, as obras da marina se encontram em progressão, com a construção dos restaurantes já adiantadas e com ajustes a serem feitos na parte náutica. Já em Cachoeira, em fase de construção da estrutura física do terminal turístico, foi encontrado um pequeno acervo arqueológico que requer estudos de um profissional.

A previsão é que a maior parte das obras do Prodetur Nacional Bahia seja concluída até setembro deste ano.

Prodetur

Promovido pela Setur, com financiamento do BID e contrapartida do Governo do Estado, o Prodetur Nacional Bahia prevê 12 obras de infraestrutura náutica e uma de cunho cultural na zona turística Baía de Todos-os-Santos, no valor de US$ 78 milhões.

Divididas em três lotes, as intervenções estão sendo realizadas em Salvador (Marina da Penha, Solar do Unhão), Ilha de Itaparica (Cacha Prego e Itaparica), Jaguaripe, Bom Jesus dos Passos, Salinas da Margarida, Maragojipe, Mutá, Ilha de Maré (Botelho), Cachoeira e Candeias (Museu Wanderley Pinho, em Caboto).

Fonte: Ascom/Setur

Obras no terminal marítimo da Ilha de Maré são concluídas e recebem última visita técnica