Em busca de soluções para organizar o atendimento da enorme demanda de ações nos trechos críticos (localidades com característica de ocupação desordenada) das diversas bacias hidrográficas da cidade de Salvador, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) publicou, na última quinta-feira (8), no Diário Oficial do Estado (DOE), o aviso de licitação para a contratação de empresa especializada em engenharia que fará a elaboração dos projetos básicos de reurbanização integrada na Sub – Bacia Alto Pituacu. A ação do Governo do Estado visa a boa gestão dos serviços que incluem o saneamento básico, mobilidade, habitação, equipamentos urbanos e sociais, com foco nas medidas para a reurbanização das áreas ocupadas de forma irregular.

A Sub–Bacia Alto Pituaçu abrange os bairros de Pau da Lima, São Marcos, Pirajá, Recanto das Ilhas, Colinas de Pituacu, Bosque Imperial, Sussuarana, Nova Sussuarana, Arenoso, Tancredo Neves e do Conjunto Arvoredo, com uma população estimada em 100 mil habitantes. A região é composta por uma ocupação dos fundos de vales e das encostas sendo freqüentes os casos de deslizamentos de terra e de alagamentos. Esta ocupação urbana da área se deu de forma espontânea e desordenada criando grandes dificuldades para a implantação de infraestruturas.

“A elaboração dos projetos básicos de reurbanização integrada na Sub – Bacia Alto Pituacu irá subsidiar a contratação de obras de requalificação nesta região de Salvador. O objetivo é adotar medidas administrativas para promover o enfrentamento de problemas relacionados ao saneamento básico, mobilidade e habitação”, frisou Leonardo Góes, Titular da SIHS.

O Edital e seus anexos poderão ser obtidos através do site http://www.comprasnet.ba.gov.br/ e também no site da Sihs, aba: Licitações. Os interessados poderão entrar em contato através do e-mail: comissão.licitacao@sihs.ba.gov.br