RH Bahia
Foto: Divulgação/Saeb

De janeiro a março deste ano, mais de 37 mil atos relacionados à vida funcional de servidores públicos estaduais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). Todas as decisões publicadas – incluindo nomeações, exonerações concessões de licença médica e movimentação interna – foram geradas de forma automatizada por meio do RH Bahia, o sistema informatizado que vem ajudando o Estado a manter a produtividade dos seus processos de Recursos Humanos diante das exigências de distanciamento social geradas pela pandemia do coronavírus.

Só para ter uma ideia do volume das operações realizadas no software, ao longo dos primeiros meses do ano, foram gerados 6.873 atos relacionados à concessão de benefícios e vantagens, 5117 de ingresso e nomeação e 5113 vinculados a processos de Medicina, Saúde, Segurança e Junta Médica. Isso sem falar nos atos relativos a licenças, afastamentos e frequência (3186), desligamento e exoneração (2902), concessão de adicional por tempo de serviço (2961), movimentação e cessão (2673) e rescisões de contrato (2132), entre outros.

De acordo com o gestor de negócio do RH Bahia Wilson Freitas, os números confirmam que o ritmo das rotinas do Estado na área de gestão de pessoas não foi afetado pela pandemia. “Na comparação com o mesmo período de 2019, que coincide com primeiros meses de operação do RH Bahia, é possível identificar um incremento de mais de 64%”, ressalta Wilson. “Apenas no comparativo deste ano com o ano passado é que há uma tendência de queda, em função de uma demanda excepcional que tivemos em fevereiro de 2020 de reenquadramentos funcionais de servidores de Educação”, explica.

O gestor ressalta que a automação proporcionada pelo RH Bahia criou uma série de facilidades para atividades a distância. A publicação do ato no Diário Oficial do Estado passou a ser o resultado de uma série de procedimentos realizados por meio do software. Como consequência, todo o fluxo de validação e aprovação de um ato pode ser feito hoje pelos gestores do Estado, de qualquer computador com acesso à internet, por meio do Portal de Serviços do RH Bahia.

Iniciativa inédita na administração pública nacional, o RH Bahia é uma versão customizada do módulo de Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão de padrão internacional fabricado pela alemã SAP AG. De acordo com a própria fabricante, trata-se do maior projeto de implantação desta solução na América Latina.

Ao entrar em ambiente de produção, o sistema gerou impacto nas rotinas de mais de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos 417 municípios do Estado. Outro diferencial da ferramenta é a sua complexidade, decorrente da necessidade de adaptação às especificidades da administração de pessoal em 66 órgãos do Poder Executivo Estadual.

Fonte: Ascom/Saeb