Leitos UTI Valença

Foram abertos, nesta sexta-feira (9), 20 novos leitos para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19) no Hospital Dr. Heitor Guedes de Mello, em Valença. Ao todo, a unidade administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Valença passa a ter 20 leitos de UTI e 20 clínicos, fruto de um contrato com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, pontua que a taxa de ocupação na instituição vinha se mantendo superior a 90%, evidenciando o aumento de casos nos municípios do Baixo Sul. Na primeira semana de março, o hospital chegou a emitir um alerta após alcançar 100%.

“A macrorregião Sul tem a segunda maior quantidade de leitos da Bahia, só atrás da Região Metropolitana de Salvador. São 405 leitos ativos, sendo 179 de UTI adulto e pediátrico. É preciso um esforço adicional da população e dos gestores municipais para reduzir o ritmo de crescimento, pois a taxa de ocupação na macrorregião se mantém elevada, na casa dos 80%”, ressalta o secretário.

Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia na macrorregião Sul são Valença, Jequié, Itabuna, Ilhéus e Camancan.

O provedor da Santa Casa de Valença, Marcelo Dantas Cabral, destaca que a ampliação beneficia não só o município, mas toda a região do Baixo Sul da Bahia. Ele também pede a conscientização da população neste momento crítico da pandemia: “É importante ressaltar a conscientização da população nesse momento grave, mantendo os cuidados com as medidas de proteção, como o uso de máscara, higienização das mãos e, se possível, ficar em casa”.

Fonte: Ascom/ Sesab