As inscrições para os cursos do Projeto “O Conectar – Qualificação e Trabalho”, do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), segue até o dia 31 de março, através do endereço eletrônico: www.conectarbahia.com.br. Anunciado pelo governador Rui Costa no programa Papo Correria desta terça-feira (23), o projeto conta com investimento de R$ 2,2 milhões e oferece 6 mil vagas em todo o estado em cursos gratuitos de qualificação e atualização profissional, para impulsionar a retomada do setor produtivo e a aceleração do emprego e da renda, reduzindo os impactos da pandemia da Covid-19.

Os participantes do projeto terão direito à bolsa auxílio, por dois meses, no valor de R$ 120 cada parcela, para que possa ser assegurado, principalmente, o acesso à plataforma digital dos cursos. O público-alvo é formado por jovens egressos de escolas públicas, trabalhadoras autônomas cadastradas no Programa Contrate.Ba, mulheres chefes de família monoparental, trabalhadores e rodoviários desempregados, condutores de vans escolares e motoristas de transporte complementar. O projeto possibilita aos trabalhadores a inserção no mercado formal, a prestação de serviços de forma autônoma ou a construção do próprio negócio.

De acordo com o secretário da Setre, Davidson Magalhães, o Conectar é uma iniciativa importante e que faz com que, mesmo durante a pandemia, os programas de qualificação profissional e de geração de emprego e renda do Estado cheguem a todos os municípios e abram a oportunidade para os cidadãos baianos”. Ele explica ainda que “o processo de seleção levará em consideração a ordem de inscrição e a participação de todos os estados da Bahia”.

Repórter: Raul Rodrigues