Com a intenção de solucionar os desafios enfrentados durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) irá promover, na próxima terça-feira (6), das 9h às 17h30, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Simpósio Laboratórios, Pesquisa e CT&I no enfrentamento à Covid-19. Com transmissão pelo canal do YouTube Secti Bahia, o evento vai reunir pesquisadores das instituições de CT&I do estado que desenvolveram ações e projetos que solucionem os problemas presentes do cenário atual.

O objetivo é dar visibilidade aos diferentes projetos em andamento e aos seus pesquisadores, permitindo a interação e troca de experiências administrativas, políticas e técnico-científica. O Simpósio une cientistas com projetos similares para que, juntos, possam buscar soluções e trazer resultados e respostas que ainda não se tem com relação à Covid-19.

Para a secretaria da Secti, Adélia Pinheiro, o Simpósio cumpre um papel de articulação importante ao promover diálogos entre pesquisadores de todas as regiões da Bahia. “Alguns projetos já foram contemplados pelo edital temático lançado pela Fapesb e seguem com o nosso apoio financeiro para as pesquisas necessárias, mas acreditamos que é preciso apoiar também esse intercâmbio de ideias. Quanto mais pesquisadores tivermos em busca de respostas de questões ainda incertas inerentes à Covid, mais agregamos conhecimento e trabalho em prol da sociedade”, disse.

O Simpósio contará com seis mesas virtuais, sendo cinco abertas ao público e uma exclusiva aos pesquisadores. As mesas terão a participação de diversos cientistas, como Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz Nacional, os professores Jaime Henrique Amorim e Hermes Pedreira da Silva Filho, da UFOB e UFRB, respectivamente, dentre outros. A programação completa pode ser consultada no site da Secti.

Fonte: Ascom/Secti