Aeródromo de Senhor do Bonfim
Foto: Divulgação/Seinfra

O acesso ao novo aeródromo de Senhor do Bonfim, no centro norte baiano, vai ser implantado. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) realizará os serviços em um trecho de 3 quilômetros que liga a BA-373, conhecida como Estrada do Quicé, ao equipamento aeroviário, que está em construção. O aviso de licitação da obra foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (12). A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas acontecerá em 31 de março.

A implantação da primeira etapa do aeródromo de Senhor do Bonfim já se encontra em fase final. A pista de pouso e decolagem, o taxiway e o pátio de estacionamento de aeronaves devem ser concluídos em abril. A próxima fase será a construção do terminal de passageiros, a aquisição dos equipamentos de auxílio a navegação aérea e dos serviços complementares. O processo licitatório está previsto para ser iniciado neste mês de março.

O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, analisa a importância do equipamento para a região. “O município de Senhor do Bonfim é considerado um pólo regional devido a extração de minério e a agropecuária. O novo aeródromo vai ajudar no desenvolvimento econômico local. Inicialmente, a operação será feita com aeronaves de médio e pequeno porte. Porém, o projeto possibilita transformá-lo em um aeroporto que recebe voos regulares”, destaca Marcus.

Mais obras

No centro norte baiano, a Seinfra também realiza obras como a recuperação e a manutenção de rodovias estaduais. A restauração dos 97,7 quilômetros da BA-131, que liga Senhor do Bonfim até a BR-324, próximo a Jacobina, que passa por Pindobaçu, Saúde e Caém, se encontra em andamento e com 15% de execução. O Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru está fazendo a conservação da BA-375, de Saúde até Caldeirão Grande, e na BA-220, entre Senhor do Bonfim e Andorinha, tem a previsão de iniciar neste mês de março.

Fonte: Ascom/Seinfra