A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, na última sexta-feira (5), a programação da Jornada Pedagógica Paulo Freire, que será realizada, de 8 a 12 de março, com o objetivo de concluir o planejamento pedagógico do ano letivo continuum 2020/21, iniciado na pré-jornada pedagógica, encerrada nesta sexta. A programação, iniciada às 8h30 desta segunda (8), terá transmissão através do canal do Youtube Educação Bahia e pela TV Educa Bahia, incluindo diferentes atividades, como oficinas e debates.

Neste ano, a jornada pedagógica tem como inspiração a trajetória do educador Paulo Freire, pelo reconhecimento da sua relevância como educador e filósofo na construção de uma prática educacional dialógica, pública e de qualidade para todos. Todas as informações sobre as atividades da jornada podem ser acessadas pelo site http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/. As aulas da rede estadual de ensino iniciarão de forma 100% remota, no dia 15 de março.

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância deste planejamento da rede. ” Estamos muito otimistas, mesmo diante do desafio do ensino remoto, em um ano continuum. Nós precisaremos de muita sensibilidade e tranquilidade. Estamos com um trabalho feito com muito carinho e qualidade, com abertura para as críticas para a gente ter forças para resolver e é por isso que fizemos essa semana preparatória de escuta. Este ano, celebraremos o centenário de Paulo Freire, a sua vida e obra, o que ele contribuiu para a Educação de Jovens e Adultos, para a formação inicial e continuada e para a Educação do Campo. Vai ser uma semana leve, com muito conteúdo e, também, com uma homenagem forte às mulheres”, destacou.

Materiais de apoio – O site da jornada pedagógica também conta com o campo Caixa de Ferramentas, no qual os educadores terão acesso às diretrizes e aos materiais teóricos e instrumentos importantes para a realização da jornada, com orientações propostas a partir das etapas e modalidades da Educação Básica. Além disso, encontram-se disponíveis arquivos de estudos sobre princípios da obra de Paulo Freire, além do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB); Ensino Híbrido; Virtual Aprimorado; Planejamento reverso; e recursos importantes para os planejamentos a serem realizados.

Programação – Assim como ocorreu na pré-jornada, o período da manhã será dedicado para a realização de lives e oficinas temáticas. Já os períodos da tarde e noite serão para o trabalho, estudo e planejamento interno dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e das escolas. No dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a programação será aberta, às 8h30, com diferentes homenagens às mulheres, envolvendo a participação de estudantes e educadores, além de apresentação musical e de vídeos. Em seguida, às 9h15, será realizada a live “Dos sentidos da escola, nossa profissão de ensinar: nenhum a menos”. Já às 10h, acontece a oficina “Acolhimento” e às 10h30, a oficina “Matrícula e busca ativa”.

Na terça-feira (9), às 8h30, será realizada a live “Desafios do ensino remoto” e, às 9h30, a oficina “Atividades realizadas em 2020” e às 10h30, a oficina “Avaliação diagnóstica”. Na quarta-feira (10), às 8h30, acontecerá a live “Aprendizagens essenciais”, seguida pelas oficinas “Organizadores Curriculares, Cadernos de Apoio à Aprendizagem e Trilhas”, às 9h30, e “Atividades Curriculares Complementares”, às 10h30.

Já na quinta (11), às 8h30, o tema abordado na live será “A importância do acompanhamento pedagógico”. As oficinas do dia são “Acompanhamento pedagógico”, às 9h30, e “ACs – Atividades Complementares (hora-atividade)”, às 10h30. A programação se encerra na sexta (12), às 8h30, com a live sobre o tema “O cuidado consigo e com o outro, dentro e fora da escola – escolas seguras”. Já as oficinas do dia abordarão os temas “Protocolos sanitários no contexto remoto e híbrido”, às 9h30, e “Atuação do Comitê Gestor”, às 10h30.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado