SESAB
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A necessidade de ampliação da oferta de leitos e dos serviços de saúde em decorrência da pandemia da Covid-19 impactou a geração de mais de 2 mil vagas de emprego na Bahia. Parte dessa demanda ocorre pela reabertura de leitos no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova e no Hospital Riverside, além da inauguração do Hospital Metropolitano, que deve ocorrer nas próximas semanas. As vagas de emprego estão concentradas nas áreas assistencial, administrativa e operacional e também em serviços de apoio, a exemplo de lavanderia, alimentação, segurança e higienização.

Somente no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, que terá 200 leitos, são ofertadas 1.350 vagas de emprego para auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, auxiliar de higienização, auxiliar de suprimentos, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem, dentre outros, com contratação imediata. A seleção está sendo feita com o apoio do Hospital do Subúrbio. Os interessados devem enviar currículo pelo site da unidade, clicando em Contatos e depois em Trabalhe Conosco.

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, mais de duas mil vagas de trabalho diretas foram geradas na rede de UTI e hospitais contratados pelo Governo do Estado e dedicados exclusivamente ao tratamento da Covid-19. “Nós temos previsão de abrir, ao longo das próximas três semanas, mais de 600 leitos hospitalares em toda a Bahia. Serão mais profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais. Salvador, região metropolitana e várias cidades do interior do estado serão fortemente impactados positivamente pela abertura de leitos e pela injeção de recursos na economia local”, afirma.

Para o Hospital de campanha da Arena Fonte Nova já foram contratados cerca de 400 profissionais. A unidade está com vagas abertas para técnicos de enfermagem. O processo seletivo é realizado pela Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), e os currículos devem ser enviados por e-mail para curriculo.hcafn@irmadulce.org.br. Não é possível realizar a entrega de documentos pessoalmente. Para o Hospital Riverside, a forma de envio de currículos será divulgada em breve, após a finalização do processo para definir a organização social que vai gerir a unidade.

O momento de enfretamento da doença significa também a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho na área escolhida. A enfermeira Maria Carolina Soares conseguiu o primeiro emprego no Hospital de campanha da Arena Fonte Nova. “Enviei o meu currículo, fiz a seleção e hoje estou trabalhando aqui no hospital. É um momento que marca minha trajetória profissional. Além disso, posso me dedicar a ajudar outras pessoas que enfrentam essa doença”.

Repórter: Jairo Gonçalves