Serviços do Detran
Foto: Divulgação

Os baianos já dispõem de 97 serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), oferecidos na plataforma eletrônica SAC Digital, somente por meio de agendamento. A pessoa escolhe o local, dia e horário de atendimento de preferência, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. As unidades próprias do Detran-BA no interior (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados) e as que funcionam na Rede SAC estão conectadas ao sistema.

Três serviços são online: segunda via da carteira de habilitação (CNH), licenciamento e certificado de propriedade do veículo unificados (CRLV-e) e a Permissão Internacional para Dirigir (PID). No caso do CRLV-e, a pessoa baixa o documento na própria plataforma. Para os outros dois procedimentos, ela finaliza a emissão pela internet e só precisa ir ao Detran-BA para retirar o documento. Em breve, a CNH eletrônica estará disponível também direto no SAC Digital, o que vai evitar que o condutor precise tirar a segunda via da carteira, se possuir o documento com QR Code.

O aumento na oferta de procedimentos pela internet tem avançado no órgão de trânsito. “Estamos investindo fortemente na tecnologia da migração de todos os serviços de trânsito para o SAC Digital, por meio de agendamento. Em alguns casos, conseguimos reduzir etapas, disponibilizando documentos online. Nosso planejamento prevê a ampliação dessa modalidade, no decorrer do ano”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Apenas a busca eletrônica pelo documento do carro já alcançou durante a pandemia mais de 2, 2 milhões de solicitações. O CRLV-e se transformou em um novo documento obrigatório, que atesta tanto a regularização anual como a propriedade do veículo. Em poucos cliques, o cidadão baixa o CRLV-e no celular, que pode ser compartilhado, com a opção de fazer cópias em papel comum (A4).

Fonte: Ascom/Detran-BA