Secretarias em reunião com empresas de tecnologia indianas

Empresas da área da área de Tecnologia da Informação da Índia, que possuem negócios no Brasil, se reuniram virtualmente com os representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), junto as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Planejamento (Seplan), a Assessoria Internacional do Governo do Estado, o Senai Cimatec e a Embaixada da Índia. Na ocasião, que foi liderada pela secretária Adélia Pinheiro e o Embaixador da Índia no Brasil, Sr Suresh Reddy, os representantes das empresas indianas puderam conhecer mais sobre o cenário baiano quando o assunto é investimento, assim como apresentaram seus interesses em estabelecer parcerias estratégicas na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e CTI. 

De acordo com a secretária Adélia Pinheiro, esta é a terceira reunião entre o Governo do Estado e Índia, e a Secti foi direcionada pelo governador Rui Costa, para liderar a relação entre o país estrangeiro e a Bahia. “Na nossa última reunião com o Embaixador da Índia e o primeiro secretário da Embaixada da Índia no Brasil, nós apresentamos as potencialidades do Estado e registramos o interesse em dialogar com empresas indianas que tivessem interesse em estabelecer parcerias com a Bahia. Na reunião desta quarta-feira, quatro empresas indianas com atividade no Brasil foram chamadas pela Embaixada para que em conjunto com as diversos órgãos do Governo do Estado e o Senai Cimatec, pudéssemos dialogar e apresentar o ambiente da nossa região para realização de negócios, e também, para conhecer as ações, serviços e interesses dessas empresas em estabelecer parceiras com a Bahia”. A secretária ainda destacou que as quatro empresas demonstraram satisfação na forma como a gestão do Governo realiza a aquisição de serviços de TI e demonstraram interesse em conhecer o Estado e as suas políticas de atração de investimento.


Além disso, o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, afirma que a reunião é de extrema importância, sendo inclusive um desdobramento após o encontro que o governador Rui Costa teve com a Embaixada da Índia, no início deste mês. “A Embaixada da Índia destacou algumas empresas da área de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de parcerias estratégicas com a Bahia e hoje, na reunião, foram apresentados indicativos e encaminhamentos para a atração de investimentos e para a política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Continuaremos dialogando neste sentido, inclusive com o envolvimento do Senai Cimatec e do Parque Tecnológico”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Fonte: Ascom/ Secti