Os Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, estão realizando mais uma série de encontros virtuais do Projeto Conexões. A iniciativa visa fortalecer a rede colaborativa de ações, os conhecimentos e o protagonismo estudantil dos CIEs. Nesta quarta-feira (24), a escritora e mestre em História, Kaliana Oliveira, debateu o tema “Literatura de mulheres negras” na atividade intitulada “Papo reto”. Já nesta quinta-feira (25), às 19h, a professora Martha Teixeira, do CIE de Porto Seguro, abordará o tema “RPG – Desmistificando as ciências”.

As atividades acontecem através da plataforma Google Meet e são voltadas para estudantes, professores, familiares e funcionários dos CIEs e dos Campus Integrados de Educação Básica Profissional e Tecnológica da Bahia Anísio Teixeira.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou sobre a dinâmica do projeto. “O Conexões é uma grande estação de encontros, saberes, troca de experiências e emoções entre as unidades que compõem o Campus Integrados de Educação Básica Profissional e Tecnológica da Bahia Anísio Teixeira, os CIEs e outras unidades que têm como base o protagonismo juvenil. Durante cada semana, são diversos temas livres abordados nas atividades, como ‘Talkshow’, ‘Papo reto’, ‘Fala, garoto’ e ‘Sensibilizando’, entre outras. Este é um espaço de diálogo dos estudantes com a comunidade e os educadores”, destacou.

A escritora Kaliana Oliveira, que também é criadora de conteúdo digital na página do Instagram @contapretaconta, destacou os pontos discutidos na atividade realizada. “Abordei a produção literária de mulheres negras como instrumento de valorização da identidade e cultura negra, bem como na criação de uma representatividade que contesta os estereótipos e subalternização do povo negro imposto pelo racismo e o sexismo. Destaquei, ainda, a importância de acessar literatura negra e apoiar escritoras que, na maioria das vezes, possuem pouca visibilidade no mercado editorial”, afirmou.

A professora Martha Teixeira deu uma prévia do que vai abordar na live. “Vou discutir as possibilidades de desmistificar que só se estuda Ciências e Matemática presos ao currículo dessa grande área e que isso não é uma possibilidade única. O RPG é um jogo chamado Roler Playing Game e, no geral, é baseado em três livros e muitos sistemas. Vou mostrar que esse jogo pode ser uma possibilidade de aprendizagem para outras áreas, narrando qualquer história. O RPG, tanto na interpretação do personagem, quanto na criação da história, depende desses conhecimentos. Na verdade, está tudo junto naturalmente. Ou seja, trata-se de uma proposta lúdica e transdisciplinar”, explicou. 

Nas lives anteriores, também realizadas neste mês, foram abordados temas como “Teoria de jogos” e “Movimento estudantil e democracias”. Outras lives estão sendo programadas para o mês de março, com novos temáticas envolvendo todos os complexos. 

Sobre os CIEs

Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.