Usina solar da Atlas Renewable Energy, no município de Juazeiro. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O grupo Focus Energia anunciou a implantação de um parque solar em Juazeiro, na Bahia, durante assinatura de protocolo de intenções com o Governo do Estado, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na última quarta-feira (3). Serão investidos R$ 2,2 bilhões na construção das centrais fotovoltaicas Futura, com capacidade instalada de produção de aproximadamente 2 Gigawatts (GW)/ano. De acordo com a empresa, na fase de construção dos parques serão gerados 2 mil empregos diretos e 9 mil indiretos, além de 25 diretos na fase de operação.

“Mais um protocolo de intenções, mais de R$ 2 bilhões que assinamos agora com a Focus, uma grande empresa de venda de energia, que está migrando de hidrelétricas para energias renováveis. Esse complexo vai se somar aos demais em operação que já fazem da Bahia líder nacional no setor”, comemora o secretário João Leão.

De acordo com Alexandre Oliveira, diretor da Focus Energia, a previsão é que a construção das centrais fotovoltaicas inicie em dois meses. A previsão é que os parques iniciem a operação comercial no final do primeiro semestre de 2022 e esteja 100% operacional no início de 2023. “Usinas solares já estão sendo instaladas no Brasil, mas na Bahia temos um marco importante por ter um dos melhores potenciais solarimétricos do Brasil, com usinas de grande porte”, afirma.

Fonte: Ascom/ SDE