O ano começou com uma mudança na rotina administrativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Agora, os coordenadores nomeados para postos de atendimento do órgão, na capital e no interior, passam por uma avaliação preliminar e curso de capacitação, em Salvador, antes do início do trabalho como gestores. A iniciativa da Coordenação de Articulação e Apoio às Unidades Descentralizadas do Detran-BA (Caad) tem o objetivo de preparar os novos coordenadores para a aplicação qualificada dos procedimentos de habilitação e veículos.

Recém-nomeado coordenador da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Juazeiro, no norte do estado, o advogado Jackson Reis dos Santos, 35 anos, foi o primeiro a participar da capacitação na capital, durante cinco dias. Ele estudou as rotinas dos serviços em todos os setores do Detran-BA e saiu motivado. “Foi uma experiência enriquecedora poder acompanhar de perto as atividades de servidores mais experientes, que já trabalham há muito tempo com processos de trânsito. Esse aprendizado será importante para que eu possa fazer uma boa gestão na Ciretran de Juazeiro”, relatou.

Segundo a coordenadora da Caad, Carla Santiago, o curso está em sintonia com o projeto de migração de todos os serviços do Detran-BA para o SAC Digital, a plataforma eletrônica do Estado. “Com a digitalização de alguns documentos e o atendimento somente por hora marcada, houve uma mudança na dinâmica dos procedimentos. Por isso, a necessidade de capacitar os novos coordenadores, para que eles comecem a gestão já familiarizados com a modernização no órgão”.

Fonte: Ascom/Detran-BA