Na próxima quinta-feira (21), marcando o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realiza, no YouTube, a roda de diálogo ‘Escrevivências no combate à intolerância religiosa’. Durante a live, a titular da pasta, Fabya Reis, convida lideranças de tradicionais manifestações que acontecem no enfrentamento à discriminação.

Criado pela escritora Conceição Evaristo, o termo “escrevivência” salienta o espaço para relato cotidiano das experiências vividas e pensadas pelo povo. A intenção da live é agregar e fortalecer a luta das diversas lideranças na construção do diálogo interreligioso, possibilitando um momento de troca com públicos de diferentes segmentos e localidades, por meio da internet.

Participarão da atividade a yalorixá do Terreiro Abassá de Ogum e filha biológica de Mãe Gilda, Mãe Jaciara Ribeiro; a presidenta da Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio (RREMAS) e organizadora da Caminhada dos Povos Tradicionais de Terreiro do Subúrbio, Mãe Jacira de Iansã; a yalorixá do Terreiro do Cobre e organizadora da Caminhada do Engenho Velho da Federação, Mãe Valnizia Pereira; a liderança da Caminhada da Pedra de Xangô, Mãe Iara de Oxum; além da ekede do Casa de Oxumarê, dirigente do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e uma das organizadoras da Alvorada dos Ojás, Iraildes Andrade.

Fonte: Ascom/Sepromi