Professor biologia

No clima de contagem regressiva para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, é natural que os estudantes estejam apreensivos e ávidos por dicas dos professores para que possam aproveitar da melhor forma os últimos dias que antecedem as provas nas diferentes áreas do conhecimento.

Em Biologia, por exemplo, o professor Ricardo Magalhães afirma que, nesta reta final, é interessante que o candidato foque nos assuntos mais recorrentes no Enem, ressaltando que 80% já foi feito, se ele veio em um ritmo regular de estudos, e que, agora, o tempo deve ser dedicado também ao relaxamento com uma boa leitura ou um bom filme. As provas, na versão impressa, serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Ao longo do período de estudos preparatórios para o exame, o professor Ricardo contribuiu nas aulas virtuais do projeto Enem 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. “A maioria dos estudantes teve acesso à proposta deste projeto, tendo a oportunidade de revisar com os professores os assuntos que mais caem no Enem, desde 2009, em um ano com tantas dificuldades para a Educação por conta da pandemia”, disse o professor, relembrando que os assuntos de Biologia mais focados no Enem são Ecologia, Genética, Citologia e Fisiologia Humana.

Se o candidato veio em um ritmo de estudo corriqueiro, considera Ricardo Magalhães, ele deve pensar, agora, em fazer algo que sinta prazer, como ler um livro ou assistir a um filme, e relaxar, pois, na sua opinião, supõe-se que a parte de conteúdos já foi estudada na sua maior parte. Vale registrar que O ENEM envolve, ainda, as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.


Concentração

No dia da prova, considera o professor, concentração é a palavra-chave. “O estudante não deve ter medo do exame porque ele tem consciência do que estudou, em que se comprometeu. A dica que eu dou é que ele se concentre bastante na prova e esqueça tudo à sua volta”, orienta o educador, que foi aluno da rede pública estadual, e tornou-se professor há 20 anos das redes públicas e privada de ensino, além de ter se formado em Medicina Veterinária.


Outros conteúdos preparatórios

Além dos aulões virtuais do projeto Enem 100%, acontecem às terças e sextas-feiras, das 16h às 17h, envolvendo diferentes componentes curriculares, e que, no Portal da Educação, o estudante tem à sua disposição apostilas por aula, os estudantes têm acesso, também no Portal da Educação, a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia. Os estudantes podem complementar, ainda, a preparação para o exame com o programa “Estude em casa”, exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do Enem”, exibido de segunda a sexta, às 18h.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado