Feira da Agricultura Familiar
Foto: Reprodução

Neste sábado (19), o Rural Produtivo da TVE destaca o cultivo da mandioca na comunidade de Tapera e Corta Jaca, em Cruz das Almas. E ainda conta a história de famílias que passaram a tradição da mandiocultura de geração em geração e hoje se fortaleceram com a assistência técnica na região.

Outro destaque é o balanço da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, evento online que promoveu espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar. E a receita da semana é do cardápio natalino. Com exibição sempre aos sábados, às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

Mandioca, aipim, macaxeira, em cada lugar do Brasil ela assume um nome e um uso diferente. Em Cruz das Almas, a Associação Comunitária dos Povoados da Tapera e Corta Jaca, fundada em 1997, tem o cultivo da mandioca como carro chefe. A associação é composta por 120 agricultores familiares que produzem culturas diversificadas além da mandioca e o beneficiamento produzindo bolos, biscoitos, goma para beijus e farinha.

O cultivo das tradições familiares de geração em geração é como uma renovação da energia emocional, a constituição de um elo positivo com o passado. E tem sido assim nas comunidades de Corta Jaca e Tapera como os ensinamentos dos pais e a modernização e capacitação trazida pelos filhos. Essa mistura fortaleceu a agricultura familiar e incrementou a produção da mandioca com experiência, ciência e juventude.

Os moradores de Salvador e da região metropolitana compraram e receberam em casa mais de 600 produtos da agricultura familiar que foram comercializados na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Faltando poucos dias para o Natal, o programa traz uma receita direto do semiárido baiano: a rabanada do sertão com umbuzada e farofa de licuri. Para fechar o programa uma palhinha do show de Adelmo Casé na Feira da Agricultura Familiar.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também por meio do site da emissora, do Youtube e do Facebook.

Fonte: Ascom/Irdeb