Em sua quarta edição, a série Secti – Diálogos Virtuais, transmitida através do canal do Youtube da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai debater sobre redes sociais, internet e dados, nesta quinta-feira (3), às 10h30. O encontro desta semana vai trazer o doutor em ciência política, Sérgio Amadeu da Silveira e a doutora em educação, Karina Menezes para realizarem um panorama amplo sobre o assunto e dialogarem com a plateia sobre os impactos na sociedade atual.

“Sabemos que as redes sociais têm grande impacto na nossa sociedade e tem poder de influenciar comportamentos, assim como também o acesso e uso da internet ainda é algo que precisa ser estudado, e dados é sempre um tema em alta, no que diz respeito à segurança, sigilo e uso aberto na era digital. Esses três pilares tornam-se assuntos indispensáveis em qualquer análise sobre a contemporaneidade e têm tudo a ver com ciência, tecnologia e inovação”, afirmou a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, quem faz a abertura e mediação do debate, que ocorre de forma quinzenal, trazendo temas variados, que estejam associados ao mundo da CTI e na interface com o contexto atual.

Adélia afirma também que os convidados são especialistas no tema e têm muito a contribuir neste Diálogo. Sérgio é graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), também é professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC), integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil, presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, além de ser pesquisador das implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos, de Inteligência Artificial e ativismo, das relações entre comunicação e tecnologia, sociedades de controle e privacidade, e práticas colaborativas na Internet. É autor dos livros: Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais, Exclusão Digital: a miséria na era da informação, Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento, entre outros.

“Já Karina é pedagoga, professora da Ufba e doutora em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) e Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI), é colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING) e Vencedora do Prêmio Capes de Tese 2019 na área Educação, além de usuária e defensora do Software Livre”, apresentou Adélia.

As edições anteriores da série, com cerca de 2h de duração, que já debateram sobre Inteligência Artificial, Fake News e CTI e Desenvolvimento Econômico, estão disponíveis, na íntegra, no canal da Secti no Youtube. Além disso, para os espectadores que estiverem assistindo o evento desta quinta-feira, ao vivo, serão disponibilizados certificados de participação, pois um link para emissão do documento é divulgado durante a edição, ficando disponível até o final do debate.

Fonte: Ascom/Secti