Corra pro Abraço
Foto: Corra pro Abraço

Mais uma turma foi certificada no curso de ‘Redução de Danos (RD) e Referência de Campo’ do programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS).

Com aulas semanais e um suporte financeiro para custear os processos de organização da vida das (os) integrantes, o curso tem o objetivo de difundir as práticas de RD entre populações vulnerabilizadas, ampliando a cadeia de cuidado e autocuidado nos seus territórios, em Salvador.

“A prática da Redução de Danos nunca foi tão urgente quanto neste momento, que enfrentamos uma pandemia. Multiplicar as estratégias de cuidado nos territórios mais expostos e amplificar as orientações sobre os protocolos de prevenção à Covid-19, bem como os serviços disponíveis na rede, foi o principal desafio com a turma deste ano”, avalia a coordenadora geral do programa, Tricia Calmon.

A iniciativa dialoga ainda com a promoção de direitos, fortalecimento da cidadania, com um programa interdisciplinar e uma abordagem pedagógica atravessada por processos educativos, criativos e subjetivos. Dentre os conteúdos abordados ao longo dos meses de curso, esteve presente a formação sobre as Redes de Atenção Psicossocial e Socioassistencial, tendo em vista a importância de que a turma conheça os equipamentos e serviços disponíveis para o uso da população.

A atividade de certificação, bem como a dinâmica das aulas, foram viabilizadas por uma adaptação do trabalho para o contexto de pandemia. Técnicos e técnicas de referência da turma acompanharam as aulas a partir de uma plataforma virtual. O Corra pro Abraço já formou 125 redutores e redutoras de danos, em seis turmas nos últimos anos.

Fonte: Ascom/Corra pro Abraço