Os pacientes internados na ala pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) participaram de uma programação especial de Natal, com direito à visita do Papai Noel e distribuição de presentes. Foram cinco dias de atividades, organizadas pela equipe da brinquedoteca e equipe multidisciplinar da pediatria, representada pela enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, além da medicina e do grupo de residência e internato médico.  

Os profissionais se mobilizaram e, com a ajuda das crianças, construíram árvore de Natal, brinquedos de sucatas e até reservaram uma tarde inteira para mágicas. Os pequenos e seus acompanhantes aproveitaram, ainda, para escrever cartões para a família.  

“Mesmo em um ano atípico, quando vivemos situações difíceis e inesperadas, não poderíamos deixar de comemorar o Natal, com sua magia de esperança, junto às crianças e seus familiares”, afirmou a coordenadora da brinquedoteca, Camila Mascarenhas.  

De acordo com ela, que é terapeuta ocupacional, momentos assim fazem a diferença na rotina dos pacientes da enfermaria e da unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica: “por inserir o lúdico no ambiente hospitalar, minimizar os aspectos negativos do processo de hospitalização e favorecer a confraternização em uma data muito importante para as crianças e seus familiares”. 

Fonte: Ascom/ HGRS