Hospital Regional de Juazeiro
Foto: Divulgação/Sesab

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) retomou as cirurgias ortopédicas de alta complexidade, com oito procedimentos por dia, reduzindo progressivamente a demanda de 131 solicitações registradas até esta quarta-feira (23). O anúncio foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ao inspecionar a unidade e verificar que as obras de readequação da unidade estão em ritmo acelerado, com a implantação de novos leitos de UTI e intervenções no centro cirúrgico.

“Implantamos recentemente 20 leitos de UTI exclusivos para pacientes com o diagnóstico de coronavírus [Covid-19] no HRJ. Assim, possibilitamos que os outros 20 leitos de Terapia Intensiva já existentes fossem liberados para atender pacientes de outras especialidades, sobretudo, de cirurgias ortopédicas”, afirma. O secretário aponta ainda que as seis salas cirúrgicas estarão disponíveis em janeiro.

Duplicação

Outra boa notícia é que o projeto de duplicação do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) prevê a construção de 144 novos leitos e está em fase final, sendo licitado no início de 2021.

“As obras de duplicação terão início em 2021 e, ao seu término, o hospital terá 270 leitos entre clínicos e de UTI, sendo um dos maiores da Bahia”, ressalta Vilas-Boas, ao destacar ainda que o Governo do Estado tem investido na ampliação e descentralização de estruturas e serviços de alta complexidade em todas as regiões, em especial nas áreas de cardiologia, neurocirurgia e oncologia.

Desde o fim de novembro, a unidade é administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Fonte: Ascom/Sesab