Corra pro Abraço
Foto: Divulgação/Corra pro Abraço

O programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), encerra as atividades de 2020 com uma programação cultural nas Unidades de Apoio na Rua, no Largo dos Mares e na Ladeira da Fonte das Pedras, nas manhãs desta terça (15) e quarta-feira (16).

Na ocasião, a partir de uma parceria com a cooperativa Camapet e o Ministério Público do Trabalho (MPT), serão distribuídos 20 kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores e catadoras de latinhas, visando à segurança do trabalho desses profissionais, sobretudo no contexto da pandemia.

A programação inclui ações de arte-educação, exposição de fotos, apresentações artístico-culturais e a certificação dos cursos de Iniciação à Permacultura e Práticas de Jardinagem, bem como o de Sistemas e Práticas Permaculturais. Os cursos foram realizados em parceria com os Canteiros Coletivos, sob condução da professora e permacultora Débora Didonê. Também serão apresentados os produtos desenvolvidos pelos assistidos (as) do programa ao longo do último período, na relação com os processos educativos.

No Largo dos Mares, o Jornal da Maloca – ciclo diário oficinas lúdicas para discussão e acesso à informação – gerou os Contos da Maloca, material que reuniu as narrativas das pessoas em situação de rua que vivem no território. Já na Ladeira da Fonte das Pedras, a iniciativa foi batizada de ‘Diário de Keké’ e também promoveu a discussão do protagonismo das pessoas em situação de rua na produção de suas próprias narrativas.

A ação com a Camapet e o MPT integra a campanha ‘Ele(a)s cuidam da cidade, é hora da cidade cuidar dele(a)s’, que está com um trabalho de arrecadação aberto para financiar a segurança do trabalho de catadores e catadoras de latinha na cidade de Salvador.

De acordo com o Censo de 2010 (IBGE), a Bahia é o estado com maior número de catadores (34.107), dentre os quais, 84% são pessoas negras. A distribuição dos 20 kits irá contemplar pessoas assistidas pelo Corra pro Abraço, previamente mapeadas nos territórios onde o programa atua.

O Corra pro Abraço é um programa de Redução de Danos, que atua na promoção do cuidado e dos direitos de pessoas em situação de rua, de extrema vulnerabilidade social e de uso abusivo de álcool e outras drogas. No período da pandemia, o programa já realizou mais de 25 mil atendimentos, com distribuição de máscaras, itens de higiene pessoal e alimentação para pessoas que vivem em territórios vulnerabilizados de Salvador.

Fonte: Ascom/SJDHDS