Universidade Para Todos UPT

A Secretaria da Educação do Estado vem promovendo, de forma on-line, juntamente com as universidades parcerias (UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFRB), atividades do Programa Universidade para Todos (UPT) voltados à preparação dos estudantes para o ingresso ao Ensino Superior. Nesta fase que antecede à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, os participantes do UPT têm seis horas diárias de estudo, de segunda a sexta-feira, com o acompanhamento não presencial de monitores, e aulões virtuais nos finais de semana.

Neste sábado (19), por exemplo, será realizado o aulão virtual pela Uneb, às 8h30, com transmissão pelo canal youtube.com/oficialuptuneb, sobre Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Literatura. No domingo (20), pelo mesmo canal no Youtube, será promovido, às 8h30, o aulão virtual de Matemática, com o tema: Equação da vida: como a Matemática ajuda a compreender a Covid-19.  Já na segunda-feira (21), às 15h30, também por este mesmo canal, está programado o Webencontro de Formação de Monitores do UPT UNEB. 

Além dos aulões on-line, as atividades do UPT também envolvem videoaulas, concurso de redação, simulados, repositório de aulas e trilhas de aprendizagem. A estudante Lindsey Laianne Barbosa, que mora no Quilombo Alagadiço, em Juazeiro, quer cursar Direito e vem acompanhando assiduamente o curso do UPT. “Está sendo motivador. No começo, achei que poderia ser difícil o aprendizado, mas estou aproveitando bastante. Os monitores são dedicados e estão ajudando os estudantes com um direcionamento sobre como estudar, organizar os resumos e ter foco para a prova desejada. Além disso, os conteúdos estão sendo bem explicados, só tenho a agradecer pelo projeto”.

A monitora Cecília Mascarenhas, que está no último semestre do curso de Letras Vernáculas, atua nos municípios de Feira de Santana, Antônio Cardoso e Distrito de Maria Quitéria e falou sobre o aprendizado do UPT. “Quando comecei a participar, eu tive a certeza que estava no lugar certo para aprender a ser professora. Sentia uma vontade enorme de retribuir à sociedade todo o conhecimento e formação que adquiri numa universidade pública. O UPT contribui de maneira essencial à juventude baiana, através dos cursos e de maneira formativa junto aos professores monitores. Estou feliz por fazer parte desta história”.

A coordenadora do UPT na Secretaria da Educação, Patrícia Machado, falou sobre o programa com a pandemia do novo Coronavírus. “O formato on-line não comprometeu a qualidade e o brilho dos nossos estudantes e monitores. As atividades seguem com as salas virtuais cheias de estudantes e com muito trabalho. Temos um calendário até a realização dos exames, então seguimos a todo vapor com as cinco universidades parceiras”.

ENEM

As provas do Enem na versão impressa serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado