Espetáculo Umbigo Balé do TCA e Osba

Em dois meses e meio, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), viveram uma maratona inventiva conjunta: criar e estrear quinzenalmente espetáculos inéditos para o ‘Voltando aos Palcos’. A sexta e última montagem deste desafio que tem gerado obras diversificadas e aplaudidas em meio digital – somando quase 6 mil visualizações até o momento – é intitulada ‘Umbigo’, tematizando a maternidade, e será exibida ao vivo no dia 11 de dezembro, às 20h, fechando a programação deste projeto que marcou a retomada de uso dos palcos do Teatro Castro Alves (TCA), em sessões feitas diretamente da sua Sala do Coro. O público pode assistir pelo canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) ou na TVE Bahia. 

“Umbigo”, com criação de Wanderley Meira e Rosa Barreto e assistência de coreografia de Ticiana Garrido, é uma investigação sobre o corpo feminino que é passagem para a vida e, por esse motivo, cheio de mitos, mistérios e conceitos sociais, religiosos e culturais. Uma reflexão sobre como a maternidade pode aprisionar o corpo da mulher em um cordão umbilical sem fim, usurpando dela um poder que deveria ser inalienável. No elenco, estão os bailarinos intérpretes Cristian Rebouças, Joely Pereira, Maria Ângela Tochilovsky, Marcos Napoleão, Lila Martins e Rosa Barreto. Sob a perspectiva musical, a spalla e violinista da Osba Priscila Plata Rato interpreta a “Partita para Violino nº 2, em Ré menor BWV 1004”, de J. S. Bach, que conduz por um mundo denso e taciturno, gerando o ambiente propício para reflexões tão importantes. O cantor Marcelo Jardim faz participação especial. 

Na pílula cênica de abertura do programa do dia, Agnaldo Fonseca interpreta, na bilheteria, a relação do artista com o pagamento pelo seu trabalho. A venda de ingressos é mote para reflexão sobre o valor simbólico da arte e o custo real de manter um artista em cena, como um trabalhador qualquer em seu posto de serviço. 

“Voltando aos Palcos” apresenta: 

Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia 

Em: “Umbigo” 

BTCA:  

Criação: Wanderley Meira e Rosa Barreto  

Assistente de coreografia: Ticiana Garrido  

Bailarinos intérpretes: Cristian Rebouças, Joely Pereira, Maria Ângela Tochilovsky, Marcos Napoleão, Lila Martins e Rosa Barreto 

OSBA: Priscila Plata Rato (violino) 

Participação especial: Marcelo Jardim 

Trilha sonora: 

J. S. BACH – Partita para Violino nº 2 em Ré menor, BWV 1004 

V. Chaconne 

Pílula cênica de abertura 

BTCA: Criação e interpretação: Agnaldo Fonseca 

OSBA: Priscila Plata Rato (violino) 

Trilha sonora: 

J. S. BACH – Sonata para violino solo, BWV 565 (Atribuída a Bach) 

Quando: 11 de dezembro de 2020 (sexta-feira), 20h 

Onde: Transmissão ao vivo a partir da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)

Canal no YouTube do Teatro Castro Alves: www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial 

TVE Bahia