Policlínica em Teixeira de Freitas
Policlínica Regional de Saúde em Teixeira de Freitas - Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Como parte da estratégia de regionalização da saúde, o Governo do Estado investe na construção de policlínicas para levar serviços de média complexidade aos moradores do Extremo Sul da Bahia. Em Teixeira de Freitas, o equipamento de saúde atende a população de 13 municípios.

Com 2.848,32 metros quadrados de área construída e 12 consultórios, a policlínica disponibiliza atendimento em diversas especialidades e exames como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ecocardiografia, endoscopia e colonoscopia. Também são feitas biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral e pequenas cirurgias.

A unidade é referência para população de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. Micro-ônibus realizam o transporte dos pacientes dos municípios para a policlínica.

Eunápolis

Em Eunápolis, a policlínica recebe R$ 12,5 milhões em investimentos do Governo do Estado, somente na etapa de construção. A previsão é de que a unidade fique pronta até o fim do ano.

A policlínica está em uma área com 3.200,00 metros quadrados e irá atender a população dos municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália.

Policlínica em Eunápolis
O governo baiano está investindo R$ 12,5 milhões no equipamento de saúde – Foto: Paula Fróes/GOVBA

Nova escola em Prado

Já na área da educação, um importante investimento do Governo do Estado é a Escola Estadual do Campo Anderson França, que fica no Assentamento Jaci Rocha, em Prado.

O novo equipamento recebeu investimento de R$ 3,7 milhões e beneficia estudantes do ensino médio, técnico e fundamental. A estrutura dispõe de seis salas climatizadas, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, alojamentos e auditório, além de laboratórios de ciências e informática.

Escola Estadual Campo Anderson França
A Escola Estadual Campo Anderson França fica no Assentamento Jaci Rocha – Foto: Camila Souza/GOVBA

A unidade atende 92 alunos do ensino médio, outros 60 do curso de agroecologia e mais 325 crianças do ensino fundamental I e II, que utilizam a estrutura a partir de uma parceria entre a prefeitura e a rede estadual.