Policlinica em Itabuna
A policlínica beneficia 750 mil moradores de 29 municípios da região - Foto: Paula Fróes/GOVBA

O Governo do Estado tem investido em obras de infraestrutura e saúde para melhorar a vida da população do Litoral Sul. Em funcionamento desde setembro de 2019, a Policlínica Regional de Saúde em Itabuna beneficia 750 mil moradores de 29 municípios da região.

Foram investidos R$ 25 milhões na unidade, entre obras e equipamentos. Uma equipe multiprofissional qualificada presta atendimento nas especialidades de anestesiologia, urologia, gastroenterologia, cardiologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, oftalmologia, cirurgia geral, angiologia, ultrassonografia, ecocardiografia, colonoscopia, ergometria, dermatologia, radiologia, neurologia, neurologia pediátrica, ginecologia, endoscopia e ortopedia.

São atendidos na unidade moradores de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória e Una.

A gestão da policlínica é realizada em parceria entre o Governo do Estado e os municípios que integram o consórcio de saúde. O transporte dos municípios até a unidade é feito por meio de micro-ônibus cedidos pelo Governo do Estado.

Hospital Regional Costa do Cacau

Ainda na área da saúde, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) é referência para 70 municípios do Litoral Sul. Resultado de um investimento de R$ 124 milhões, o hospital é uma das maiores e mais modernas unidades de saúde da Rede Pública do Estado.

O HRCC recebe casos de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular).

A ala Covid-19, exclusiva para tratamento da doença, disponibiliza serviço de hemodiálise para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Alguns pacientes com a Covid-19, por terem maiores complicações em suas funções renais, necessitam do procedimento. A hemodiálise também é disponibilizada na Enfermaria Covid-19 e a localização é próxima a UTI, é outro ponto importante.

Hospital Regional Costa do Cacau
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) é referência para 70 municípios do Litoral Sul – Foto: Manu Dias/GOVBA

São 184 leitos no HRCC, sendo 30 leitos de Terapia Intensiva (UTI), e parque de bioimagem completo, com equipamentos de última geração.

Ponte Ilhéus-Pontal

Outro importante investimento do Governo do Estado é a Ponte Ilhéus-Pontal, que recebeu cerca de R$ 100 milhões em investimentos e possui 533 metros de extensão.

O equipamento fomenta o turismo e viabiliza que a produção da região possa ser escoada para diferentes modais, a exemplo do Porto de Malhada e o futuro Porto Sul, além de melhorar a mobilidade de 511 mil pessoas que moram nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.

A Ponte Ilhéus-Pontal recebeu cerca de R$ 100 milhões em investimentos – Foto: Matheus Pereira/GOVBA

A ponte tem 25 metros de largura e abrange um sistema viário com 2,7 quilômetros e acessos ao Centro e ao Litoral Sul, dotado de quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclofaixa e faixa para pedestres.