Policlínica em Alagoinhas
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Ampliando a atuação em diversos setores na região Litoral Norte da Bahia, o Governo do Estado investe em obras e serviços. Na saúde, em Alagoinhas, a Policlínica Regional é uma Unidade Especializada de Apoio Diagnóstico e Terapêutico com serviços de consultas clínicas especializadas em exames gráficos e de imagem, que potencializa o cuidado e atenção à saúde da população de forma humanizada. Ela oferece um maior bem-estar aos pacientes do SUS, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região. A Policlínica possui 2.848,32m² de área construída com 12 consultórios.

A Bahia também está construindo a maior rede maior rede de espaços de empreendedorismo e inovação públicos do Brasil com a entrega de unidades do Espaço Colaborar em todo o estado. O projeto, que é capitaneado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tem por objetivo potencializar empreendedores e pequenos negócios voltados para a área de inovação.

O local, que funciona como um ambiente de coworking, está disponível para toda a população do município, com foco no ecossistema de inovação, composto por pesquisadores, empreendedores, donos de micro e pequenos negócios, etc, onde eles podem realizar reuniões de trabalho, encontros profissionais, entrevistas, treinamentos, palestras, entre outros.

Infraestrutura e abastecimento de água

No município de Aramari, o Governo do Estado entregou a obra do trecho de 20 quilômetros da BA-504, que liga o município à cidade vizinha de Ouriçangas. O investimento foi de mais de R$ 10 milhões. Além dos habitantes de Aramari, moradores de Alagoinhas, Ouriçangas, Irará, Santanópolis, Pedrão e Araçás também utilizam a rodovia, totalizando 215 mil pessoas beneficiadas pela obra.

Na região de Mata de São João, Camaçari e Dias D’Ávila, foi dado início ao processo licitatório para contratação de empresa que irá realizar as obras de extensão e substituição de rede distribuidora de água e novas ligações domiciliares em bairros dos municípios. As intervenções tem o objetivo de garantir o atendimento das demandas de expansão, em conseqüência do crescimento populacional progressivo que geraram ao longo dos anos uma sobrecarga nos sistemas de abastecimento de água que atendem a região e vão significar um avanço na distribuição de água tratada para os moradores. As obras vão beneficiar mais 68 mil habitantes da Região Metropolitana de Salvador (RMS)